Economia Titulo
Gratificação natalina aquece comércio
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
02/12/2004 | 10:38
Compartilhar notícia


O pagamento da primeira parcela do 13º salário já provocou impacto no comércio do Grande ABC. A Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e a Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) registraram o aumento de 12% nas consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) na última semana de novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o presidente da Acisbec, Valter Moura, o crescimento nas consultas começou a ser percebido nos últimos dez dias de novembro porque muitas empresas antecipam o pagamento da primeira parcela do 13º salário. "O aumento é gradativo. A segunda parcela do 13º (que deve ser paga até dia 20 de dezembro) é a que mais aquece o comércio", afirma.

O Shopping Popular de Diadema teve o incremento de 20% no número de visitantes nesta semana em relação à anterior. "O 13º sempre dá uma boa ajuda ao comércio. A tendência é que as vendas melhorem até a chegada do Natal", afirma o administrador do shopping, Aílton Fernandes.

No Shopping ABC Plaza, em Santo André, o volume de visitantes na última semana de novembro foi 8% superior ao movimento registrado nos períodos anteriores. Durante o mês de novembro, 1,5 milhão de pessoas foram ao shopping - 15% a mais que a média do ano. Para dezembro, a expectativa é alcançar 1,7 milhão de visitantes.

Presentes - Os lojistas do Shopping ABC, também em Santo André, notaram melhora nas vendas nesta semana. "Na terça, vendemos 20% a mais que em um dia de semana normal. Acho que no final de semana o impacto do 13º vai ser maior e as vendas serão ainda melhores", diz Alexandro Souza Matias, 30 anos, gerente da Panashop.

Na Wave Wizard, loja de moda jovem, as vendas cresceram 15% nos últimos dois dias. "O reflexo do pagamento do 13º é facilmente percebido. Muita gente já começou a comprar os presentes de Natal", acredita a subgerente, Érica Caetano Cenzi, 21 anos.

Na PB Kids, também houve aumento de 15% nas vendas desta terça e quarta-feira. "Como vendemos brinquedos, o pessoal costuma começar a comprar um pouco antes, com medo de que a mercadoria acabe. O movimento já melhorou bastante e deve continuar assim", diz a gerente Mônica Armelin, 26 anos.

O enfermeiro Marcos Paulo da Silva, 28 anos, diz que todos os anos começa a fazer as tradicionais compras de Natal quando recebe a primeira parcela do 13º salário. "É melhor porque fujo do tumulto dos últimos dias", conta Silva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;