Economia Titulo
Ouro lidera investimentos no mês de novembro
Sérgio Toledo
Do Diário do Grande ABC
01/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A aplicação em ouro foi a melhor opção de investimento no mês de novembro. A commodity, negociada na BM&FBovespa, encerrou a segunda-feira cotada a R$ 68 o grama (ouro 250 g) e acumulou ganho de 14,67% no mês. "O ouro é considerado o seguro do mercado. É um investimento conservador, pois gera menos risco e tem oscilação menor. É usado como proteção para o investimento em Bolsa", conta o gerente de investimentos da Up Invest, Cássio Dell'Orti Marques.

Quem investiu em ações também teve um bom rendimento em novembro. O principal índice da BM&FBovespa, o Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo), acumulou valorização de 8,93% no mês, tendência de alta que é mantida para dezembro. De acordo com Dell'Orti, "a perspectiva para a Bolsa é de alta".

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) foi a terceira melhor alternativa de investimento em novembro, com ganho de 0,72%. O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) subiu 0,62% no mês.

A poupança foi a opção que menos rendeu no período. A caderneta somou apenas 0,50% em novembro. Um dos motivos da baixa valorização é que a TR (Taxa Referencial), também usada no cálculo do rendimento da poupança, fechou o mês em 0%. "A curva de juros em baixa prejudica o investimento em renda fixa", afirma o gerente de investimentos da Up Invest.

Para os que apostam no mercado de câmbio, novembro não foi um bom mês. O dólar comercial continuou sua trajetória de queda e acumulou mais uma desvalorização, de 0,47% em novembro.

ANO - O Ibovespa foi a segunda melhor opção de investimento no mês, mas no acumulado do ano lidera com muita folga. O principal índice de ações da BM&FBovespa teve alta de 78,55% nos 11 primeiros meses de 2009. "Se não houver notícias de forte impacto ou mais informações sobre a moratória de Dubai, a tendência é de continuar subindo", conta Dell' Orti.

Na seqüência do ranking vem o CDI, que avançou 9,08% de janeiro a novembro. O CDB subiu 9%. O ouro registrou ganho acumulado de 6,33% em 2009. A caderneta de poupança, assim como no mês, foi a aplicação com o menor retorno no ano para o investidor. A variação foi de 6,43%, abaixo da valorização do Ibovespa em novembro (8,93%).

O investidor que escolheu o dólar quer que o ano termine logo. A moeda norte-americana despencou 25,10% nos 11 meses de 2009.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;