Internacional Titulo
EUA voltam a debater concentração dos meios de informação
Da AFP
16/05/2003 | 20:44
Compartilhar notícia


A batalha sobre a concentração dos meios de informação foi relançada nos Estados Unidos por ocasião do exame bianual da regulamentação sobre a propriedade das redes de televisão, estações de rádio e jornais. No atual contexto, as autoridades apontam para uma maior liberalização na matéria.

A votação das novas propostas adiantadas pelo presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC), Michael Powell, está prevista para 2 de junho.

As reformas contempladas, reveladas devido a vazamentos na imprensa, desencadearam uma polêmica entre partidários de uma maior liberalização, como os proprietários das grandes redes de TV, e os que defendem os interesses das redes independentes e exigem a manutenção das atuais limitações, algumas datando da era Richard Nixon.

As novas propostas, apresentadas esta semana por Michael Powell, giram em torno de três eixos relacionados: ao tamanho dos grupos de redes de televisão, às regras de propriedade para as estações locais e às fusões entre jornais, redes de televisão e rádios locais num mesmo mercado.

Segundo a regulamentação atual, um só grupo de informação pode possuir um número limitado de redes de televisão, totalizando 35% da audiência nacional. Se o novo projeto for aceito, o limite será ampliado a 45% da audiência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;