Política Titulo
'Preocupa-se com fita e se esquece de apurar', diz procurador
Do Diário OnLine
01/03/2001 | 12:00
Compartilhar notícia


O procurador da República Luiz Francisco de Souza afirmou que ainda não decidiu se entregará ainda nesta quinta-feira as fitas em que, segundo ele, estão gravadas as conversas que teve com o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e outros dois procuradores ao procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro. Ele criticou a extensão da repercussão sobre o fato de ele ter divulgado que pisou nas fitas e a falta de cobrança na apuração das declarações atribuídas a ACM.

Segundo informações da rádio CBN, Souza afirmou que teve uma indisposição nesta quinta, pois não dormiu bem durante a noite. Ainda segundo a rádio, ele declarou que “gostaria de adoecer de vez e não sair tão cedo da cama”, em razão da repercussão em torno do assunto.

Nesta quarta, o procurador afirmou em nota oficial que destruiu as fitas por conta de uma divergência com os procuradores Guilherme Schelb e Eliana Torelly, que participaram da reunião com o senador pefelista.

De acordo com a nota, ele disse que resolveu gravar a conversa pois suspeitou que ACM fosse usar a reunião para fins políticos e pessoais. Souza afirma no documento que a atitude foi um recurso preventivo. "Queria ter uma garantia de defesa, pessoal e institucional”.

Na conversa, divulgada pela revista Isto É, o senador baiano teria revelado que teve acesso à lista de votação na sessão de cassação do ex-senador Luiz Estevão, que foi secreta, e teria pressionado os procuradores a investigarem denúncias contra o ex-secretário-geral da presidência Eduardo Jorge Caldas com o objetivo de atingir o presidente Fernando Henrique Cardoso, além de denúncias contra políticos.

Na semana passada, o presidente destituiu dois ministros do PFL ligados a ACM: Waldeck Ornéllas (Previdência) e Rodolpho Tourinho (Minas e Energia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;