Economia Titulo
Apesar de capitalizada, Vale pode ter projeto adiado
26/10/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


As boas condições financeiras de Vale e Usiminas garantem a viabilidade financeira dos maiores projetos previstos por elas para os próximos anos.

No entanto, mudanças nas perspectivas macroeconômicas podem alterar o cronograma dos investimentos. Executivos das duas companhias já começam a sinalizar com possíveis adiamentos.

O projeto mais ambicioso da mineradora, em termos de volume de recursos, é a conclusão, até o primeiro semestre de 2012, do projeto de Carajás Serra Sul, no Estado do Pará.

Além do investimento na mina, serão realizados relevantes aportes em logística, como a construção de um ramal ferroviário e um píer no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. No caso da Usiminas, o maior projeto refere-se à nova usina de placas da companhia em Santana do Paraíso (MG), que terá capacidade de produção de 5 milhões de toneladas por ano.

Se a situação financeira das empresas não compromete a viabilidade desses investimentos, conforme destacam analistas, uma possível desaceleração no crescimento econômico dos países desenvolvidos pode retardar o cronograma previsto inicialmente para os projetos.

Na manhã de ontem, o presidente da Vale, Roger Agnelli, admitiu que "em 2010 os investimentos podem cair significativamente". Segundo ele, a entrada em operação de Serra Sul poderá ser adiada para daqui a cinco ou seis anos. A meta anterior era iniciar a produção em três a quatro anos.

Já o diretor de finanças e Relações com Investidores da Usiminas, Paulo Penido Marques, também reconheceu que, que caso haja necessidade, a empresa poderá adiar algum projeto específico. Hoje, porém, a companhia não pensa em rever os seus investimentos.

Por enquanto, especialistas avaliam que os reflexos da crise na economia real não são suficientes para provocar adiamentos. Apesar das incertezas em relação ao futuro, a avaliação geral do mercado é de que Vale e Usiminas entram na crise bem preparadas.

Após consecutivos trimestres de resultados recorde e de altas inéditas no preço das commodities, as empresas estão capitalizadas para levar adiante os seus principais planos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;