Política Titulo
FHC chega ao Uruguai e nega apoio a Lula no 2º turno
Do Diário OnLine
20/08/2002 | 17:03
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso chegou nesta terça-feira, às 14h30, em Montevidéu, para uma visita de 27 horas ao Uruguai. O presidente negou que tenha conversado na segunda-feira com Luiz Inácio Lula da Silva sobre um possível apoio ao candidato do PT caso José Serra (PSDB) não dispute o 2º turno da eleição.

FHC garantiu que se manterá neutro na disputa caso o candidato tucano não chegue ao 2º turno. "Minha predisposição é que o Serra vá para o segundo turno. Se por acaso isso não acontecer, eu sou o presidente do Brasil e vou atuar como uma pessoa magistrada, mas com equilíbrio", disse.

O presidente reafirmou que os quatro principais presidenciáveis, que se reuniram na segunda-feira com ele, vão honrar os acordos firmados entre o atual governo e o Fundo Monetário Internacional (FMI) e outras instituições financeiras, caso sejam eleitos. "Todos me afiançaram que vão seguir adiante com os acordos com o FMI, o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento", completou.

FHC também manifestou sua confiança na superação da crise econômica que atinge os países do Mercosul, em entrevista concedida logo após desembarcar na base aérea da capital uruguaia. "Posso dizer que vamos passar pelas dificuldades. O mais importante é seguir adiante com o processo de integração que requer agora muita atenção", disse.

O objetivo da visita ao Uruguai é realizar investimentos no setor produtivo e financeiro do país vizinho. FHC retorna ao Brasil nesta quarta-feira, às 17 horas. Nesta tarde, o presidente brasileiro se reúne com o presidente do Uruguai, Jorge Batlle, para abordar temas bilaterais, regionais e as situações críticas de Argentina e Uruguai.

Com informações da Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;