Luizinho oficializa pré-candidatura à Câmara de Santo André
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
26/02/2008 | 08:56
Agora é oficial. O ex-deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, disputará a eleição para a Câmara de Santo André, em outubro. O ex-líder do governo Lula confirmou segunda-feira sua pré-candidatura ao Diário.
No início do ano passado, depois de não ter conseguido a reeleição por conta de suposto envolvimento no Mensalão, Luizinho admitiu a possibilidade de recomeçar na vida pública por meio do Legislativo andreense, para o qual foi eleito no início da carreira em 1988 – ele não cumpriu o mandato porque venceu o pleito para deputado estadual, em 1990.
No entanto, nos últimos dias, ele estava propenso a recuar da idéia, alegando que protelaria o momento de entrar em nova disputa eleitoral – chegou-se a especular que o motivo seria o resultado da prévia, na qual Luizinho apoiou a candidatura derrotada da vice-prefeita Ivete Garcia.
Segunda-feira, porém, no último dia de inscrições de pré-candidatos petistas interessados na eleição ao Legislativo, Luizinho protocolou o documento no diretório municipal e oficializou a intenção de retornar à Câmara, na qual ocupou a presidência no biênio 1989-1990.
“A decisão foi reavaliada em função das reuniões realizadas nos últimos dias. Percebi que não estou sozinho. Um coletivo significativo avaliou a importância da candidatura”, ressaltou Luizinho.
O ex-parlamentar disse estar “preparado” para eventuais acusações durante o processo eleitoral. “O jogo sujo e a baixaria não deveriam fazer parte da eleição, mas terei calma e equilíbrio para enfrentar as mais diversas situações.”
Luizinho voltou a defender a inocência dele no caso de envolvimento no Mensalão. “Mostrarei à sociedade a injustiça profunda que tentaram me imputar. Hoje, passado o episódio, qualquer um pode perceber a incoerência na acusação. Como alguém poderia tentar comprar voto de um líder de governo, cuja função é trabalhar pela aprovação dos projetos do presidente?”