Turismo Titulo
Barretos, a capital brasileira do rodeio
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
13/08/2003 | 21:41
Compartilhar notícia


Não há como evitar. Quando se fala em festa de peão, a pequena cidade de Barretos, situada no interior de São Paulo, é sempre uma referência nacional. Afinal, ela é responsável pelo maior evento do gênero no Brasil e um dos mais importantes do mundo desde que o estilo country virou moda no país, levando mais de 30 milhões de brasileiros a aderir às calças jeans apertadas, com cinto de fivela larga, chapéu e botas de couro. Pelo menos, nos dias de rodeio, quando a paquera rola solta e até o mais urbano dos visitantes tem a oportunidade de sentir-se vaqueiro por um dia.

A exemplo do evento do ano passado, a 48ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos – que se realiza entre os dias 21 e 31 de agosto, com público estimado em 800 mil visitantes – mantém a tendência de voltar seu holofotes não apenas à presença mais do que garantida do público jovem, mas também às famílias, com uma série de eventos voltados a crianças, adultos e até à terceira idade.

Para o público infantil, o Rancho do Peãozinho, que tem entrada gratuita, deverá ser um dos grandes sucessos da festa. Montado dentro do Parque do Peão, o rancho funcionará como uma verdadeira cidade country, onde os pequenos "caubóis" poderão divertir-se em oficinas de arte, visitar uma minifazenda de animais, assistir a apresentações artísticas em três palcos e passear de charrete, além de acompanhar a rotina da vida na fazenda participando do processo de ordenha e fabricação de alguns produtos típicos do campo, como rapadura, manteiga, iogurte, paçoca, cural e pamonha.

Uma equipe de monitores se encarregará de coordenar as crianças em brincadeiras como pau de sebo, perna de pau, gincanas, pega do porco e da galinha, rodeio de carneiros, correio animal, touro mecânico, jaula humana e cantigas de roda, entre outras atividades. Mas a principal novidade do Rancho do Peãozinho promete ser a tribo montada no espaço por sete índios vindos diretamente da Amazônia, com direito a oca, artesanato e várias tradições do povo pele vermelha.

No rodeio propriamente dito, outra atividade em que impera o clima família é a modalidade Team Penning – que, no ano passado, reuniu na arena do Parque do Peão mais de 200 trios, a maior parte composta por pessoas com algum parentesco, como irmãos, avós e netos ou tios e sobrinhos. A prova consiste em apartar três bezerros em um lote de 30, numerados de zero a nove. Depois de sorteados pelo juiz, esses três novilhos devem ser colocados em um curral, situado dentro da pista, em menos de um minuto e 30 segundos. Vence quem realizar a tarefa em menor tempo.

Bailes para a terceira idade, concursos infantis, apresentações folclóricas e tradições como a Queima do Alho e a Catira (leia reportagem na página 3) completam o menu de atrações para todas as idades.

Mas não pense que o público jovem foi deixado de lado na arena. Para este, além da infinidade de shows e baladas noite adentro, a festa também oferece eventos paralelos que prometem esquentar a paquera e levantar poeira no Parque do Peão. Entre eles, o Festival de Balonismo, o Campeonato de Som Automotivo e Carros Rebaixados, um concurso de comitivas countries e shows para revelação de novos talentos da música sertaneja, além de um área reservada à prática de esportes radicais.

A primeira semana do rodeio também contará com a final do Circuito Nacional de Rodeio, a 15ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rodeio Universitário e a final da 2ª Copa Unioil de Rodeio Cronometrado. A prova completa é composta por oito modalidades: montaria em cavalo nos estilos cutiano, sela americana e bareback; montaria em touro, laço de bezerro, laço em dupla, buldogging e três tambores. O Rodeio Qualifying em Touros será realizado entre os dias 25 a 27. No dia 28 será dada a largada para as provas cronometradas do 11º Barretos International Rodeo, que se estenderão até o dia 31.

O Parque do Peão fica no km 428 da rodovia Brigadeiro Faria Lima. Outras informações sobre o megaevento de Barretos podem ser obtidas no site www.independentes.com.br ou pelo telefone (0XX17) 3321-0000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;