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Mercedes Sprinter foca na segurança
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
15/09/2010 | 07:20
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Ao se preparar para novos padrões, a Mercedes-Benz se adianta às futuras exigências da legislação ao apresentar sua linha 2011 de veículos comerciais leves Sprinter com mais itens de segurança. Todas as versões de van, furgão e chassi com cabina passam a ser equipadas de série com air bag para o motorista e sistema de freios ABS/ASR. Além disso, os modelos destinados ao transporte de passageiros já saem de fábrica com vidros e retrovisores elétricos e travamento de portas central com controle remoto. A boa notícia é que, apesar de estarem mais recheados, os modelos não tiveram alteração de preço: partem de R$ 81 mil (chassi com cabina) e vão até R$ 143,3 mil (van para 20 ocupantes).

Ocupando o segmento de comerciais leves na faixa de 3,5 a 4,6 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), a linha Sprinter tem 12 versões de van para passageiros, 16 de furgão e cinco de chassi com cabina para transporte de cargas.

A linha 2011 também oferece a opção do air bag para o acompanhante. A bolsa de ar inflável amplia o nível de segurança passiva, oferecendo maior proteção em caso de desacelerações bruscas em eventuais colisões. O freio ABS evita o travamento das rodas, enquanto o ASR impede o seu patinamento. A atuação conjunta desses sistemas de segurança ativa contribui para maior controle direcional do veículo.

"Com a inclusão desses componentes como itens de série agregamos valor ao Sprinter", afirmou Sérgio Galhardo, gerente de vendas da linha Sprinter da Mercedes-Benz do Brasil.

Com a introdução de air bag e freio ABS/ASR como itens de fábrica, a Mercedes antecipa-se às resoluções 311 e 312 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que determinam que até 2014 esses equipamentos devem ser oferecidos já de série nos veículos. "Já estamos comprometidos com a evolução tecnológica e atendimento à legislação", destaca o executivo.

Os veículos Sprinter são equipados com o motor eletrônico OM 611 LA. A tecnologia é a CDI (Common Rail Direct Injection), que oferece 129 cv de potência a 3.800 rpm e 31 mkgf de torque entre 1.600 e 2.400 rpm.

Os furgões e chassis com cabina contam com assento duplo. Os furgões oferecem porta lateral corrediça e traseira com abertura de 180 graus.




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