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Bom comportamento

Com motor 1.6 de 122 cv, Peugeot 308 é boa pedida entre hatches médios

Vagner Aquino
12/02/2016 | 07:00
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Vagner Aquino/DGABC


 No Brasil, a categoria de hatches médios é uma das que mais sofrem com a defasagem. Lá atrás aconteceu com o Kadett (a General Motors já vendia o Astra na Europa), com o Golf (atrasado em três gerações quando comparado ao modelo comercializado no Velho Continente) e com tantos outros. Hoje, é fato que a coisa está mudando, afinal algumas marcas – como a Ford e a própria VW, por exemplo – preferem apostar em modelos globais. Mas ainda há o que melhorar.

A Peugeot, por exemplo, desde o ano passado promete trazer a versão francesa do 308, porém, o feito permanece em estudo. Por enquanto o jeito é se contentar com a atual geração, que recebeu reestilização em outubro. As linhas mudaram, mas continua a identidade provocativa e moderna que consagrou a marca no País.

BEM SERVIDO
Bom, como já falamos disso na ocasião, nesta reportagem o foco é na mecânica. A unidade avaliada (de entrada, Allure) tem motor 1.6 FlexStart de 122 cavalos de potência máxima (com gasolina, cai para 115 cv). Vale explicar que não se trata do bloco turbo, este só na versão topo de linha Griffe THP.

Não é turbinado, mas tem pegada! O desempenho é bastante satisfatório. Boas respostas até mesmo em trechos de serra. Nada de fazer feio frente à concorrência.

O casamento do trem de força com o câmbio manual de cinco marchas é totalmente harmônico. Nele, a precisão dos engates coopera tanto com o trabalho do motorista quanto com a economia de combustível. Estamos falando do sistema GSI (que vem do inglês Gear Shift Indicator, ou indicador de mudança de marcha). Em números, com etanol no tanque, o 308 fez média de 10,5 km/l – consumo combinado.

Ponto também para o trabalho do conjunto de suspensões, que recebeu mais cuidado. Sim, foi recalibrado e minimizou um dos principais problemas do 308: as batidas secas que incomodavam bastante. O comportamento em curvas e a estabilidade também foram ligeiramente melhorados com a mudança.

Do lado de dentro, mesmo sem a modernidade da configuração disponível lá fora, o hatch agrada bastante. Uma das principais vantagens aqui é a central multimídia (tela de 7”) que ganhou tecnologia touch screen e espelhamento de celular. Custa R$ 71.490.




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