Internacional Titulo
Imprensa européia parabeniza os iugoslavos
Do Diário do Grande ABC
06/10/2000 | 12:39
Compartilhar notícia


A imprensa da Europa foi unânime nesta sexta-feira em parabenizar a revoluçao de Belgrado, convocando seus respectivos governos a ajudarem a Sérvia a se reintegrar à Comunidade Européia.

O Times de Londres chamou a revoluçao de ``momentos maravilhosos'. O República, de Roma, escreveu que a ``Sérvia nasceu ontem ( quinta-feira) nas praças de Belgrado' sob um título que anunciava ``Belgrado é livre'; o jornal saudou ainda a ``revoluçao que restitui a Sérvia à Europa'.

``Com Kostunica, e contra Milosevic, uma naçao até agora associada aos piores horrores durante as guerras da Croácia, Bósnia e Kosovo, mudou seu cenário', acrescentou o jornal.

``O povo decidiu fazer história', escreveu o Corriere della Sera. Apesar de parabenizar a revoluçao, o jornal italiano nao deixou de cobrar prudência para evitar um banho de sangue. Em Bruxelas, Le Soir colocou em sua primeira página ``Uma maré humana engoliu Milosevic em Belgrado'.

Na França, Le Figaro afirmou que a ``Sérvia se libertou de Milosevic' e evocou ``a síndrome de Ceausescu' em seu editorial. O Libération saudou a ``revoluçao pacífica' e desejou ``boas-vindas' a Iugoslávia em seu editorial.

Em Madri, o Diario 16 ressaltou a queda em um dia do governo responsável por quatro grandes guerras na Sérvia. O El País abriu uma manchete dizendo ``Insurreiçao Popular Contra Milosevic' e assinalou a passividade do exército e da polícia frente aos manifestantes.

O El Mundo perguntou ``Onde está Milosevic?', lembrando que a herança que ele deixou depois de 13 anos no poder foi o peso da matança e do terror nos Bálcas.

A imprensa suíça também nao foi muito entusiasta com a ``revoluçao', fazendo questao de ressaltar que a ``festa tem uma mistura de ambigüidade', segundo ``Le Temps'.

Na mesma linha, o Basler Zeitung advertiu a tratar a questao da responsabilidade coletiva ( do povo sérvio) no momento da queda de Milosevic seria uma forte hipótese para o futuro.

O jornal conservador austríaco Die Presse afirmou que os sérvios venceram Milosevic e nao as intervençoes internacionais nem as pressoes diplomáticas.

Os ocidentais nao têm mais o direito de fazer represálias aos sérvios, mas têm o dever de ajudar o país a se reconstruir.

Em uma ``Carta aos amigos sérvios', o historiador polonês Adam Michinik, diretor do jornal Gazeta Wyborcza, aconselhou que eles sigam a linha pacífica da Polônia em vez da violenta da Romênia.

Na Alemanha, o jornal conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung afirmou que nao saíram às ruas os intelectuais e estudantes, mas os trabalhadores, ``menos motivados pelo desejo de democracia do que pela crise econômica do país'.

``O povo nao quis se livrar de Milosevic porque ele foi acusado de crimes de guerra em quatro ofensivas armadas. O que o povo nao quer é continuar tendo um líder que nao manteve sua promessa de fazer uma grande Sérvia poderosa e florescente', afirmou o jornal.

Segundo Politiken, ``será necessária uma assistência intensificada para assegurar que a queda de Milosevic permitirá à Sérvia fazer parte da Europa'.

``Continua pendente a questao do futuro de Milosevic', lembrou o Athènes Ta Nea (pró-governo, socialista). Num editorial, afirmou que o que ``todo mundo deseja agora é uma soluçao para o ex-todo poderoso de Iugoslávia para que nao haja um novo banho de sangue'.

O ``The Guardian' de Londres rechaçou qualquer clemência com Milosevic, ressaltando que ele deve ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional de Haia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;