Economia Titulo Conexão móvel
Internet 4G chega ao ABC neste mês
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
01/05/2013 | 07:12
Compartilhar notícia


A Telefônica Vivo vai disponibilizar até o fim do mês em Santo André, São Bernardo e São Caetano a mais nova tecnologia de internet para celulares, a chamada 4G. Os municípios foram pré-selecionados como sub-sedes da Copa do Mundo de 2014 - o que significa dizer que estarão à disposição das seleções estrangeiras, e a oferta da conexão será mais um chamariz.

"Estamos nos antecipando e oferecendo 4G na Capital agora, cuja obrigatoriedade seria dezembro de 2013, além de iniciar no fim de maio a ativação da quarta geração no (Grande) ABC", afirma Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Vivo. Segundo ele, até dezembro, a empresa entregará também a tecnologia 4G em Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal e Porto Alegre, conforme o cronograma de implantação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A reportagem do Diário publicou em outubro que a tecnologia estaria disponível para a região até o fim de 2013. A Telefônica Vivo se antecipará, portanto, em sete meses. A Anatel determina que as operadoras disponibilizem o novo sinal em 50% das áreas urbanas antes de 2014.

O QUE É - A conexão 4G oferece maior velocidade na transferência de arquivos pela internet. Em comparação à 3G, pode carregar entre dez e 20 vezes mais dados por segundo.

Os consumidores que utilizarem aparelhos celulares compatíveis terão acesso a vídeos de alta qualidade, por exemplo, sem passar alguns segundos ou minutos esperando o carregamento, o que implica em menor tempo de conexão e economia ao usuário. Ligações telefônicas não terão mudanças tão perceptíveis.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;