Nacional Titulo
Lula: professor precisa ter vontade de aprender e se reciclar
13/09/2004 | 23:01
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que os professores precisam ter mais "vontade de aprender" para que possam se "reciclar" e, com isso, contribuir para a melhoria do ensino no país. "Eu penso que nós precisamos encontrar um jeito de fazer com que os nossos educadores sejam mais ousados e mais motivados. Mas também eles precisam ter mais vontade de aprender", afirmou o presidente em cerimônia no Palácio do Planalto ao receber os alunos medalhistas nas Olimpíadas Internacionais de Matemática.

Ele afirmou que um importante instrumento do governo para avaliar os professores e a qualidade do ensino no país será a ampliação do Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico). O presidente lembrou que o governo encaminhou ao Congresso um projeto de lei que define que o Saeb funcionará como uma avaliação global dos alunos da 4ªe 8ªséries e não mais como análise por amostragem. "Nós vamos descobrir que num mesmo município devem ter várias escolas públicas com nível de ensino diferentes", declarou.

Para o presidente, falta aos educadores interesse em saber se seus alunos deixam as salas de aula tendo aprendido as lições. "Não é possível que um aluno entre na sala de aula, estude, fique quatro horas na escola, saia, e não tenha ninguém que pergunte: 'você aprendeu o que ensinaram hoje? Como é que foi a tua aula de biologia, química e português?'", discursou Lula.

Auto-crítica – Ele ponderou, no entanto, que o governo também deve atuar para melhorar o ensino no país. "Não adianta ficar apontando o culpado." Durante a solenidade, o presidente cumprimento os medalhistas da Olimpíada de Matemática. Um deles, o jovem Rafael Fonteles, 19 anos, entregou a Lula uma foto em que aparece a seu lado na campanha presidencial de 1989.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, disse que no próximo ano o governo ampliará a Olimpíada de Matemática para as escolas públicas. Segundo ele, deverão participar cerca de 3 milhões de estudantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;