Política Titulo
Justiça Eleitoral cancela mais de 1 milhão de títulos
Do Diário OnLine
Com Agências
02/06/2005 | 15:18
Compartilhar notícia


A Justiça Eleitoral cancelou 1,089 milhão de títulos de eleitores que deixaram de votar em três eleições consecutivas (cada turno é considerado como uma eleição). O levantamento foi divulgado na quarta-feira pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

O eleitor faltoso teve até o dia 29 de abril para regularizar sua situação. Entre os Estados com maior número de títulos cancelados estão São Paulo (249.807 títulos), Bahia (101.783), Minas Gerais (98.605) e Rio de Janeiro (91.710). Apenas no Distrito Federal não teve nenhum documento cancelado: os 25 eleitores com situação pendente regularizaram a situação.

A revisão dos títulos passíveis de cancelamento é realizada a cada dois anos (sempre em ano não eleitoral) como forma de atualizar do cadastro. Em 2001, a Justiça Eleitoral cancelou 1.950.690 títulos, e em 2003 foram 2.154.880 cancelamentos.

O eleitor que teve o título cancelado pode regularizar sua situação na Justiça Eleitoral mediante solicitação de restabelecimento da inscrição. Para isso, basta comparecer ao cartório eleitoral da cidade onde reside, com titulo de eleitor ou o documento de identidade, e os comprovantes de votação ou a justificativa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;