Cultura & Lazer Titulo
Novo cinema nacional ganha mostra no ABC
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
03/10/2001 | 21:02
Compartilhar notícia


  A Mostra de Cinema Brasileiro de São Bernardo chega à sua 20ª edição nesta quinta, de volta à velha forma e com números inflacionados em relação ao ano passado. Durante este mês, 19 produções nacionais desfilam sobre o projetor armado no Teatro Lauro Gomes. Em 2000, foram somente oito longas a ocupar a programação.

“Normalmente, nós sempre trabalhamos com um número grande de filmes, com a intenção de obter um painel da produção brasileira recente”, diz Sérgio de Oliveira, do Departamento de Ações Culturais da Prefeitura. “A queda do ano passado foi uma exceção. Tivemos uma série de problemas operacionais que nos limitou e não pudemos repetir a vasta programação de 1999, quando foram exibidos 22 filmes”.

Quanto à expectativa de público, Oliveira mantém os pés no chão: “A gente espera conseguir entre 170 e 200 espectadores por sessão, o que já seria um grande público”. A missão é fácil, se levado em conta que o ingresso sai por R$ 2 e que, entre as atrações da Mostra, convivem até produções inéditas nas telas do Grande ABC – caso de O Casamento de Louise, comédia de Betse de Paula, e Tônica Dominante, de Lina Chamie.

E há também os filmes consagradíssimos, como Bicho de Sete Cabeças, obra de Laís Bodansky e atração inaugural do evento, projetado nesta quinta às 20h. Protagonizado por Rodrigo Santoro, o panfleto em celulóide que a diretora dispara contra a violenta e degradada colméia manicomial do Brasil arrematou os principais prêmios dos últimos festivais de Brasília e do Recife.

Bicho é legado de estreante, tal qual outras atrações da programação que retratam o início de carreira de jovens realizadores do país, como Carlos Gerbase (diretor de Tolerância) e Flávio Tambellini (de Bufo & Spallanzani). Para reforçar o panorama pretendido pela organização, foram arrebanhadas obras de cineastas veteranos. Nessa situação, constam Estorvo (Ruy Guerra), São Jerônimo (Júlio Bressane), Memórias Póstumas (André Klotzel), A Partilha (Daniel Filho) e Cruz e Souza – O Poeta do Desterro (Sylvio Back). Fecham o ciclo quatro produções infantis – como Tainá – Uma Aventura na Amazônia, de Tânia Lamarca, Os Xeretas, de Michael Ruman, e O Grilo Feliz, de Waldercy Ribas – exibidas somente aos fins de semana e no feriado do dia 12.

Paralelamente à Mostra de Cinema, a organização providenciou ainda o que pode ser considerada a cereja no sorvete da programação: a Mostra de Vídeos Curtas-Metragens. Antes de cada filme será mostrada uma obra em vídeo, dirigida ou produzida por videomakers da região. Nesta quinta, o curta A Mulher do Trato, de Dani Alves, antecede a projeção de Bicho de Sete Cabeças e inaugura um precedente que se seguirá até o dia 28, data de encerramento da Mostra.

Mostra de Cinema Brasileiro – Filmes nacionais. Abertura quinta, às 20h, com Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodansky, e A Mulher do Trato, vídeo de Dani Alves. No Teatro Lauro Gomes – r. Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Sessões de quinta a domingo, às 20h. Filmes infantis: sábados, domingos e feriado, às 15h. Ingr.: R$ 2. Até o dia 28.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;