Nacional Titulo
Peixes continuam morrendo na Lagoa Rodrigo de Freitas
Do Diário do Grande ABC
12/03/2000 | 20:09
Compartilhar notícia


Os peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas continuam morrendo. Agora sao poucos, apenas um ali outro acolá, mas passam pela mesma agonia das toneladas que nao resistiram à poluiçao na semana passada. ``Ninguém fez nada para despoluir ainda e é normal que os peixes continuem a morrer', explicou Carmen Lucariny, coordenadora municipal de Despoluiçao Ambiental. Ao lado dos animais agonizantes, dezenas de manifestantes fizeram uma tentativa de abraçar a Lagoa neste domingo pela manha, ao som de violao e muitas palmas.

O resultado de uma pesquisa realizada em frente ao Parque da Catacumba revelou que é unanimidade entre a populaçao que o problema nao foi resolvido por falta de vontade política dos governantes. Todos também acreditam que a mortandade dos peixes tem soluçao e 97% acharam que a culpa do desastre ecológico é tanto do prefeito Luiz Paulo Conde quanto do governador Anthony Garotinho. ``O grande desafio de ano eleitoral é o poder público se interessar em obras que sejam de longo prazo', avaliou o deputado Chico Alencar (PT).

O tempo nublado e o vento que formava marolas na superfície da Lagoa, segundo a coordenadora de Despoluiçao, vao ajudar o ecossistema a se recuperar mais rápido. ``O nível de oxigenaçao já deve estar melhorando', disse Carmen. Com muita indignaçao e coraçoes verdes de papel colados no peito, os cariocas pediam sábado soluçoes imediatas. ``A gente paga IPTU caro e nao pode aproveitar a cidade, é preciso fazer políticos se sensibilizarem', reclamava a nutricionista Patrícia Mendes, 38 anos.

O vereador Alfredo Sirkis (PV) fará terça-feira um pedido para convocaçao de Comissao Parlamentar de Inquérito na Câmara dos Vereadores para apurar o que aconteceu no dia da morte dos peixes. ``Queremos saber se houve extravasamento de esgoto na Cedae ou interrupçao da dragagem no canal do Jardim de Alá pela prefeitura', explicou, entre um acorde e outro dos mantras indianos entoados pelo cantor Tomaz Lima, o Homem de Bem. ``Ser um homem de bem nao é ser burro para acreditar no presidente da Cedae, que diz que nao joga esgoto na Lagoa', disse Lima.

De frente para a Lagoa, o belga Jean Claude Chiaradia se lembrou de um problema parecido que aconteceu no seu país. ``O rio mais importante da Bélgica, o Mosa, estava completamente poluído e só foi limpo porque na Holanda, onde o rio desembocava, os políticos tiveram interesse em investir na recuperaçao', contou. Domingo que vem, às 10h, a organizaçao nao-governamental SerConsciente promoverá um novo abraço na Lagoa, cobrando respostas imediatas dos órgaos públicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;