Internacional Titulo
Teste de odores permitiria o prognóstico do Mal de Alzheimer
Do Diário do Grande ABC
28/08/2000 | 14:09
Compartilhar notícia


Um simples teste de reconhecimento de odores permitiria a identificaçao das pessoas que correm o risco de contrair o Mal de Alzheimer, indica um estudo publicado nesta segunda-feira na revista de psiquiatria American Journal of Psychiatry.

Pesquisadores do Centro Médico Columbia Presbyterian de Nova York solicitaram a 90 pessoas com leves problemas de memória ou para a assimilaçao de conhecimentos, que identificassem a 40 odores (menta, amendoim, sabao...) em menos de 20 minutos. Os participantes, com idade média de 67 anos, deviam escolher entre quatro opçoes.

Nenhuma das 30 pessoas que obtiveram bons resultados na pesquisa desenvolveram o Mal de Alzheimer nos 20 meses seguintes às provas, contra 19 dos 47 que tiveram dificuldades para identificar os odores. Desses 19, 16 estavam convencidos no momento do teste que tinham um bom olfato, informou o diretor do estudo, Dr. D.P. Devanand.

Esses resultados fazem pensar que a dificuldade para reconhecer odores, combinada com um desconhecimento por parte dessas pessoas que sofrem com problemas de olfato, poderia permitir a prevençao do Mal de Alzheimer, afirmam os pesquisadores, cujos trabalhos foram financiados pelos Institutos nacionais de Saúde (NIH, sigla em inglês).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;