Nacional Titulo
Buscas a desaparecidos em naufrágio no rio Amazonas são encerradas
07/10/2005 | 23:32
Compartilhar notícia


Foram encerradas nesta sexta-feira as buscas aos 12 desaparecidos no naufrágio do barco Almirante Sergimar, dia 29 de setembro, no rio Amazonas, em Itacoatiara, a 170 quilômetros de Manaus. Dezesseis corpos foram resgatados. De acordo com o comandante da Capitania dos Portos, capitão Edilander Santos, não há mais chances de encontrar corpos no fundo do rio. “A possibilidade mais provável é de que tenham sido levados pela correnteza forte”, afirmou.

Segundo o capitão, as buscas em naufrágios geralmente são encerradas em 72 horas, mas por causa da reclamação de parentes de 12 pessoas, se estenderam por uma semana. Não há como comprovar o número de desaparecidos, pois não existe a obrigatoriedade de uma lista de passageiros nos barcos.

Um guindaste flutuante da Marinha foi levado para o local há três dias e fez várias tentativas fracassadas de içar os pedaços do casco do barco. “Estão a cerca de 40 metros de profundidade e a dificuldade é enorme porque a visibilidade era zero por causa da opacidade das águas do rio”, disse o capitão.

As buscas se estenderam a mais de 200 quilômetros do local onde ocorreu acidente. O último corpo foi encontrado a mais de 300 quilômetros do local do naufrágio, na segunda-feira.

Nesta sexta-feira o Ministério Público Federal requisitou da Capitania dos Portos uma perícia técnica nos pedaços do Almirante Sergimar e no comboio de balsas contra o qual o barco se chocou. A perícia deve ser entregue em até 90 dias.   



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;