Política Titulo
Diretor da Saned não crê em índice de 10%
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
27/05/2010 | 07:52
Compartilhar notícia


O diretor administrativo da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema), Antonio Carlos dos Anjos, o Carlinhos, afirmou ontem que "dificilmente" a autarquia conseguirá atender à reivindicação da categoria - 10% de reajuste e 5% de aumento real.

A empresa municipal, que será extinta para se fundir à Sabesp (Companhia de Sanemamento Básico do Estado de São Paulo) até o fim deste ano, prevê, inicialmente, a correção da inflação de 5,05% do IPC (Índice de Preços ao Consumidor), da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

"Estamos ainda vendo se a correção da inflação cabe no orçamento. Aliás, estudos não apontam nem esse ganho", adiantou.

O diretor não soube informar o orçamento da Saned previsto para este ano. Mas apresentou os gastos com a folha de pagamento e benefícios que são de R$ 1,1 milhão por mês. Hoje, são 350 trabalhadores.

Porém, a pauta econômica sequer entrou na discussão de ontem à tarde, durante a terceira reunião realizada entre a direção da Saned e representantes sindicais. O que deve ocorrer, segundo Carlinhos, somente no dia 2.

Amanhã, uma reunião extraordinária fecha a pauta dos "itens divergentes", segundo o funcionário José Orlando Custódio, integrante da Comissão dos Trabalhadores da Saned, que é filiada ao Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente) do Estado de São Paulo. "A reunião de hoje (ontem) foi boa. Houve ponderação dos dois lados", afirmou Custódio.

Dos itens divergentes em pauta, a categoria reivindica a volta do horário para recebimento dos pagamentos salariais no banco - dias 15 e 30 de cada mês. "O benefício foi extinto no último acordo coletivo. Achamos que os tempos são outros. Agora, as transações bancárias são feitas pelo computador e não há mais necessidade de ir à agência", justificou Carlinhos.

O funcionário e sindicalista rebateu. "Reivindicamos uma saída de duas a duas horas e meia, pelo menos uma vez no mês, para o recebimento do salário", apontou. Impasse que será resolvido amanhã ou encaminhado para discussão e votação em assembleia da categoria - a data-base é maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;