Nacional Titulo
Aeronáutica nega existência de 'buraco negro' no espaço aéreo
Do Diário OnLine
12/04/2007 | 17:15
Compartilhar notícia


O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, negou nesta quinta-feira, em audiência no Senado, a existência de um ‘buraco negro’ no controle do espaço aéreo brasileiro. De acordo com o brigadeiro, o que existe são falhas no radar abaixo de dez mil pés, que são compensadas por outros equipamentos.  

"Falar em buraco negro é maldade, porque isso não existe no nosso controle do espaço aéreo", afirmou o comandante. Segundo Saito, o que ocorre são "lacunas" de radar em alturas mais baixas na região amazônica, que são controladas de forma "segura" e "convencional".

Relatórios sigilosos elaborados pelo Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília, revelam que aviões somem ou mudam de altitude automaticamente no painel de controle do Cindacta-1.

O brigadeiro afirmou que a travessia aérea sobre o Atlântico tem falhas semelhantes e, mesmo assim, é segura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;