Economia Titulo
BC aumenta previsão de inflação para 5,5%
Do Diário OnLine
26/06/2002 | 20:30
Compartilhar notícia


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central avaliou, em sua última reunião, que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de referência para o regime de metas de inflação, deverá fechar o ano "em torno" de 5,5%, e não mais "abaixo" desse limite. A meta foi revista em razão da turbulência verificada no mercado financeiro nas últimas semanas.

De acordo com a ata da reunião, divulgada nesta quinta-feira, o Copom estima que nos meses de junho e julho deverá ocorrer um aumento maior nos preços do que aquele que foi registrado em maio, devido à alta do dólar.

Essa mesma turbulência no mercado impediu o Comitê de reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic. Ela foi mantida em 18,5% ao ano, mas com viés de baixo — indicativo de que a taxa pode ser revista para baixo antes da próxima reunião.

"À medida que o mercado financeiro se normalize, com estabilização dos preços dos ativos e da taxa de câmbio em patamares refletindo mais adequadamente os fundamentos da economia, será reforçada a perspectiva de queda da inflação para os próximos 18 meses, o que poderá permitir a redução da taxa de juros", diz a ata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;