Turismo Titulo
Verão quente as margens da Billings
Especial para o Diário*
07/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Quando se pensa em praia na região metropolitana de São Paulo, logo vem à cabeça imagens de sol, calor, gente bonita e descontração, sempre associadas a horas de trânsito no sistema Anchieta-Imigrantes. A estrada, porém, não é a única alternativa para quem deseja se refrescar em meio a belas paisagens. Afinal, o Grande ABC também tem sua praia: a Represa Billings. E nem é necessário perder tempo dentro do carro na descida da serra para chegar até ela.

Entre as décadas de 1940 e 1960, a região da Billings era conhecida como Mar Paulista: um balneário com 520 famílias de pescadores profissionais cadastradas que retiravam da represa cerca de 25 toneladas de peixes por dia. Além da pesca, eram praticados todos os tipos de esportes náuticos.

Com a expansão da Região Metropolitana, alguns pontos da represa ficaram prejudicados. Mas a Billings reserva ainda vários locais próprios para turismo e lazer.

A Prainha do Riacho Grande, em São Bernardo, por exemplo, recebe cerca de 10 mil visitantes nos fins de semana durante o verão, segundo a Subprefeitura do Riacho Grande.

Já o Parque Estoril, também em São Bernardo, que recebe 13,3 mil pessoas por mês, une a beleza da Mata Atlântica aos atrativos da represa e oferece pedalinhos, esportes náuticos, áreas de pesca, teleférico, turismo ecológico e um zoológico com 300 animais, alguns em risco de extinção, como o lobo-guará, o papagaio-de-peito-roxo, a jaguatirica e o cachorro-vinagre. Além do trabalho com os animais, o parque realiza palestras e passeios de educação ambiental.

SANTO ANDRÉ - Em Santo André, o Parque do Pedroso, área de proteção ambiental que fica próxima à represa, foi reaberto em abril do ano passado, depois de dez meses de reforma, com dois campos de futebol, duas quadras poliesportivas, seis sanitários, churrasqueiras, quiosques, playground e ciclovia.

O parque recebia em média 3.000 visitantes por mês. Com a reforma, esse número deverá triplicar.

DIADEMA E RIBEIRÃO - Diadema e Ribeirão Pires abrigam ainda, respectivamente, o Parque Ecológico Fernando Vítor de Araújo Alves e o Parque Milton Marinho, mais duas opções de lazer aliada à ecologia na região da Represa Billings. Em Ribeirão, a iniciativa privada promove competições de motonáutica, jet-ski e stock boat.

Na gastronomia, além dos peixes, as áreas de mananciais da Billings oferecem o cambuci, fruto típico da Mata Atlântica. Da fruta são feitos vários produtos, como doces e bebidas, que podem ser conhecidos nos festivais do cambuci realizados anualmente em Paranapiacaba e Rio Grande da Serra.

*(da Redação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;