Esportes Titulo
Campeões mundiais dão brilho à capoeira nos Jogos Abertos
Lucas Tieppo
Especial para o Diário
16/10/2009 | 08:15
Compartilhar notícia


A capoeira dos 73º Jogos Abertos do Interior foi disputada ontem, em São Caetano, nos estilos Angola e Regional e contou com a presença de três atletas campeões mundiais em 2008, que defenderam duas cidades do Grande ABC.

Alex Rocha, campeão do mundo na categoria médio, e Fernanda Manssini, vencedora na mesma categoria, disputaram os Abertos por São Caetano - ele levou o título e ela foi vice. Já Erick Ferreira, campeão juvenil na pesado, defendeu Santo André na meio-pesado e ficou em sexto lugar.

Fernanda destacou o nível técnico encontrado nos capoeiristas. "O nível está pouco abaixo do esperado porque muitos dos que competem nos Abertos são fortes na região de origem, mas quando enfrentam capoeiristas de outros lugares ficam abaixo", afirmou a capoeirista, que também é tetracampeã dos Abertos.

A campeã mundial explicou como tem de ser feita a escolha do oponente para jogarem e comparou a diferença entre disputar um mundial e uma competição regional, como os Abertos. "É melhor escolher o oponente com mais qualidade, pois assim fica mais fácil jogar. Os Abertos, por incrível que pareça, são mais disputados do que o Mundial, porque lá são quase todos no mesmo nível e por isso fica mais fácil jogar", explicou.

Para vencer, cada competidor joga duas vezes na Angola e duas na Regional e deve seguir à risca a tradição e os fundamentos do esporte, levando em conta a ginga, as quedas e a maneira de entrar na roda, por exemplo. O capoeirista é julgado com notas de 0 a 10 e a soma das notas nos dois estilos decide o vencedor.

Alex, também campeão nos Abertos de 2007, lamentou a pouca valorização do esporte no País. "A capoeira não tem a importância que deveria no Brasil, ainda mais por ser cultura nossa", lamentou.

Erick, que tem apenas 18 anos, salientou a conquista do Mundial, disputado no ano passado. "Por ser o primeiro que disputei, só de participar já estava bom; ganhar foi melhor ainda", lembrou.

Apesar de defender Santo André, Erick treina em São Caetano e o capoeirista tenta tirar proveito da vantagem. "Aqui São Caetano é adversário, mas é bom treinar com eles porque já se sabe o jogo que vai encontrar. Quando pego um oponente que não conheço fica mais difícil", concluiu.

No masculino, Piracicaba ficou com o ouro. No feminino Santos ficou com a medalha dourada. São Caetano ficou em segundo nas duas categorias. (Supervisão Angelo Verotti)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;