Economia Titulo
Salário aumenta 0,8% em maio no ABC
Carolina Rodriguez
Da Redaçao
24/06/2000 | 16:42
Compartilhar notícia


Os salários do Grande ABC tiveram aumento de 0,8% nos meses de abril e maio deste ano, gerado pela influência da data-base do mês passado. O índice médio do reajuste salarial do período foi de 4,23%, variando entre o mínimo de 0,94% e o máximo de 7,5%. Os números foram anunciados esta semana pelo Núcleo de Recursos Humanos do Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes), de Sao Caetano, que pesquisou 147 empresas da regiao.

Para os cargos nao executivos, os salários cresceram 0,07% em abril se comparado com o mês de março. Nesse período, 53% das empresas que fizeram parte da pesquisa concederam reajustes relativos a aumentos retroativos, complementos de datas-base passadas e antecipaçoes por liberaçoes referentes às de maio e setembro deste ano. O índice médio de reajuste apurado pelo Imes no setor foi de 4,27%.

Em maio, os salários para os cargos nao executivos cresceram 0,73% em relaçao ao mês de abril. No período, 12,75% das empresas pesquisadas pelo instituto concederam aumentos. Dessas, 79% fizeram reajustes em funçao da data-base de maio, registrando um aumento médio de 4,5% na massa salarial. A maior parte de empresas dos segmentos de saúde e transporte.

As restantes 21% concederam os reajustes em funçao de aumentos retroativos, março e abril de 2000, e complementos das datas-base passadas. O aumento médio apurado nessas empresas foi de 3,85%.

Os salários dos cargos executivos tiveram crescimento médio de 0,06% em abril se comparados ao mês anterior. Das empresas pesquisadas, 2,27% concederam o aumento, registrando um índice médio de 1,98%. O motivo do reajuste foi o complemento da data-base de dezembro de 1999.

No mês passado, os salários dos executivos registraram aumento médio de 0,53% em relaçao ao mês de abril. De acordo com a pesquisa, 15,9% das empresas concederam reajustes com índice médio de 4,79%. Quase todos os reajustes foram referentes à data-base de maio deste ano e de aumentos retroativos referentes às datas-base de fevereiro e abril passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;