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Volvo FMX para o trabalho severo
Wagner Oliveira
Enviado a Curitiba
01/12/2010 | 07:20
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O investimento em infraestrutura nos próximos anos no Brasil ampliará o mercado para veículos dedicados ao trabalho em grandes obras. De olho nessas oportunidades, a Volvo acaba de lançar o FMX, caminhão pesado com motor, câmbio e chassi preparados para aguentar o trabalho pesado.

A montadora levou um grupo de jornalistas até a fábrica de Curitiba (PR), onde o FMX passará a ser produzido no ano que vem. O modelo começa a ser fabricado no Brasil seis meses depois de também ter sido apresentado na Europa.

O FMX é equipado com motor de 13 litros e potências que vão de 400 cv a 480 cv. Destinado ao transporte de cargas na faixa de 32 a 50 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), o FMX foi desenvolvido para uso em condições severas. Ainda há versão com motor de 11 litros, além do FM - modelo para uso rodoviário.

A Volvo preparou apresentação para mostrar o FMX em ação em uma pista de teste dentro da fábrica. O caminhão pode ser utilizado para transporte de madeira, cana-de-açúcar, minério e agricultura, entre outras aplicações vocacionadas - termo técnico que os fabricantes usam para definir uso severo.

No teste, o FMX superou facilmente obstáculos, mesmo com carga máxima de pedra na caçamba. O veículo tem toda a estrutura reforçada para aguentar choque com materiais durante o uso, principalmente em mineradoras e pedreiras.

O FMX tem atributos que o tornam mais vocacionado para aplicações em construção e mineração", afirmou Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil.

Com colaboração de engenheiros brasileiros, o FMX foi projetado com visual externo diferente das demais versões rodoviárias da marca. Além da maior altura livre do solo, a equipe desenhou nova grade superior, que dá personalidade própria ao modelo.

Um novo letreiro com a inscrição FMX foi colocado na lateral esquerda. Produzido em aço com cantoneiras reforçadas, o para-choque foi projetado em três peças. O novo desenho dá aparência mais robusta ao caminhão que é quase um fora de estrada.

Outras novidades são os equipamentos extras úteis para as operações off-road. Os faróis, por exemplo, ganharam proteção gradeada - importante item no segmento de trabalho em obras por evitar possíveis avarias no conjunto óptico durante ações em terrenos pedregosos.

Tração - O FMX tem várias configurações de tração. A versão 8x4 é mais indicada para operações em mineração e construção, com caçambas acopladas. Já a 6x4 é melhor aproveitada em aplicações de cana-de-açúcar e manejo florestal.

A Volvo manteve freio-motor nos propulsores de 410 cv e 500 cv do veículo. Além disso, o FMX tem motorização de 400, 440 e 480 cavalos. O veículo pode ser configurado de diversas maneiras. Em geral, os preços podem variam de R$ 440 mil a R$ 500 mil.

De acordo com Bernardo Fedalto, gerente de caminhões da Volvo, o mercado de caminhões vocacionados atualmente no Brasil é de 3.500 unidades por ano. A Volvo pretende vender em 2011 pelo menos 1.300 unidades do FMX.

Para Fedalto, vão contribuir para o crescimento deste nicho de mercado eventos de grandes dimensões, como a Olimpíada e a Copa do Mundo, que exigirão muitas obras. Para ele, as grandes usinas hidelétricas também vão movimentar a venda destes grandes veículos pesados.




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