D+ Titulo
Mulher em camadas
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
16/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Eles fazem volume. Aliás, esta é a palavra-chave de sua função. Os babados, que por muito tempo foram tidos como bregas se usados em qualquer peça que fosse, devem incrementar e muito a vestimenta feminina no verão. Saias, vestidos e blusas ganharão ares românticos e pra lá de femininos nas próximas coleções.

Dados apontam que a idéia de usar esses adornos surgiu ao longo dos séculos 19 e 20. Os primeiros registros são de uma tira de tecido franzida que era costurada na barra das peças, a fim de enfeitá-las.

Daí em diante, eles passaram a aparecer principalmente os vestidos e saias usadas à noite para as festas. Mas, atualmente, os babados poderão ser vistos também de dia. Até mesmo biquínis e maiôs terão alguns toques das delicadas camadas.

Segundo a professora do curso Produção de Moda da Escola de Moda Sigbol Fashion Fernanda Cordeiro, o babado foi muito usado na década de 1950. "Vem do romantismo do século 19, mas o que é legal é que vai ser usado na próxima estação de várias maneiras."

A profissional explica que existem diferentes tipos de babados. Os principais são os franzidos, os em cascata e os chamados egípcios. "Os últimos são linhas mais duras, em que um tecido fica em cima do outro mas não há o franzido", explica Fernanda.

A professora alerta, no entanto, que não é todo biótipo de mulher que fica bem com uma peça cheia de babados. "Como ele dá volume para quem tem o quadril largo, o melhor é usar uma peça com esses enfeites na parte de cima e vice-versa", recomenda.

Babados encorpam as magrinhas - Para as mulheres mais magras, os vestidos e saias com babados são um prato cheio para dar uma encorpada.

A professora do curso Produção de Moda da Escola de Moda Sigbol Fashion Fernanda Coelho, diz que principalmente os modelos que têm o efeito cascata - uma das principais novidades da primavera-verão - são os que valorizam este tipo de mulher. As estampas, também misturadas, deixam o look menos pesado e alegram o visual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;