Nacional Titulo
Aviao cai e mata 4 em SP
Do Diário do Grande ABC
06/01/2000 | 16:14
Compartilhar notícia


O aviao bimotor BIT-BE 55, prefixo PTKMB, chocou-se com o paredao rochoso do Pico dos Três Estados, nas proximidades de Queluz e do município mineiro de Passa Quatro. O acidente ocorreu no meio da tarde desta quarta-feira, porém os destroços do aparelho foram localizados nesta quinta às 7h pelos oficiais da equipe de resgate da Aeronáutica, da base de Guaratinguetá. Segundo informaçoes do comando militar o piloto fazia vôo visual no momento e transportava três empresários de Sao Paulo que seguiam para Juiz de Fora (MG). Nao houve sobreviventes.

O aviao decolou na última quarta-feira às 10h30 do Campo de Marte, em Sao Paulo. Os empresários empresários Paulo Roberto Ragazzo, Ettore José Dela Santa e Leosir Fredo, de Recife (PE) seguiam para um encontro na prefeitura de Juiz de Fora. O último contato foi feito às 13h25 com a torre de controle de tráfego aéreo do Rio de Janeiro. O piloto Paulo César de Sousa Scheida conhecia a rota e saiu com um plano de vôo por instrumentaçao do aeroporto Campo de Marte. Entretanto, ao chegar em Sao José dos Campos, pediu permissao para torre de controle para passar a operar visualmente.

O tempo se encontrava fechado no Vale do Paraíba, próximo à divisa dos Estados, com a concentraçao de muitas nuvens baixas que encobriam a maioria dos picos da Serra da Mantiqueira.

Busca - As operaçoes resgate tiveram início no período da tarde e os militares do Salvaero utilizaram um aviao Bandeirante e um helicóptero Superpuma. O local do acidente é de difícil acesso. Cerca de cinco militares tiveram que descer por cordas até o lugar. Em 1990, um aviao Brasília chocou-se no mesmo costao. A regiao registra um alto índice de acidentes aeronáuticos.

Parte do bimotor PTKMB ficou completamente destruída no impacto, mesmo assim o localizador de emergência ELT funcionou e seus sinais, embora fracos, foram captados às 16h40 pelo satélite no final da tarde. As 17h desta quarta-feira, duas equipes de resgate partiram de Guaratinguetá até o ponto de emissao e conseguiram as coordenadas do local. Porém o tempo ruim impossibilitou o início das açoes de socorro. As primeiras informaçoes que chegaram aos militares diziam que o piloto tinha feito um pouso forçado numa fazenda em Passa Quatro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;