Internacional Titulo
Hillary Clinton inicia campanha eleitoral nesta 2ª
Do Diário do Grande ABC
07/02/2000 | 16:18
Compartilhar notícia


Hillary Rodham Clinton iniciou nesta segunda-feira, pela primeira vez, uma campanha eleitoral por sua própria conta, durante a qual vai percorrer todo o Estado de Nova York, na expectativa de ser eleita senadora em novembro.

Após uma declaraçao formal de candidatura com um grande espetáculo domingo, a primeira mulher de um presidente norte-americano na história a entrar numa corrida eleitoral vai tentar, nos próximos oito meses, inverter as pesquisas dos institutos de opiniao, que a colocam atrás do prefeito de Nova York, o republicano Rudolph Giuliani.

Ela está sendo esperada em Buffalo, Norte do Estado, onde deverá apresentar seu programa econômico. Terça-feira estará em Rochester e quarta-feira em Syracuse, Norte do Estado, para falar sobre assistência médica e educaçao.

Sob o olhar acolhedor do marido, Hillary Clinton lançou domingo da tribuna: ``posso ser talvez uma novata na regiao, mas as questoes que preocupam vocês nao sao novas para mim'.

Mas os analistas políticos duvidam por enquanto que esta profissao de fé seja suficiente para suplantar dia 7 de novembro o combativo ``Rudy' Giuliani, personagem controverso, mas que praticamente fez reverter os números da violência em Nova York.

As pesquisas mostram que desde o verao passado, o prefeito, apoiado pelo partido republicano, supera Hillary Clinton nas intençoes de voto.

Uma enquete do Quinnipiac College (1072 pessoas ouvidas, de 2 a 5 de fevereiro) publicada domingo dava a Rudolph Giuliani 45% das intençoes de voto, contra 42% dados a Hillary Clinton, com uma margem de erro de 3%.

Numa campanha que se prenuncia árdua (``Hey, é Nova York !' lançou domingo Hillary Clinton tentando imitar o sotaque local) e apaixonante, a diferença entre os dois candidatos será marcada pela imagem que saberao projetar dos próprios programas de campanha que, aliás, diferem muito pouco um do outro.

A primeira-dama se definiu domingo como uma ``nova democrata', favorável à pena de morte e a um orçamento equilibrado, enquanto o prefeito de Nova York, que apóia o direito ao aborto e o controle das armas de fogo, afasta-se das posiçoes tradicionais dos republicanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;