Política Titulo Santo André
Em Santo André, PSDB e DEM escancaram diferenças
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
07/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC:


Aliados politicamente em âmbito federal, PSDB e DEM de Santo André se estranham em Santo André e, na semana passada, a guerra fria vivenciada nos bastidores ficou escancarada. No diretório tucano, o empresário José Mateus de Campos anunciou que coleta assinaturas para buscar prévias contra o ex-secretário Paulinho Serra. Como resposta, o também empresário Silvio Cura declarou que tentará ser o prefeiturável do DEM, posto hoje ocupado pelo ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) andreense Fabio Picarelli.

Internamente, tucanos e democratas trocam acusações sobre boicote às candidaturas à Prefeitura de Santo André. A cúpula do DEM acredita que há digitais das lideranças do PSDB no projeto paralelo de Silvio Cura. No tucanato, há quem diga que José Mateus é plano dos aliados de Picarelli para tirar força de Paulinho.

Presidente do PSDB de Santo André e fiador da candidatura de Paulinho pelo partido, o ex-vereador Marcelo Chehade declarou que “atores políticos de fora podem tentar desestabilizar a candidatura”.
“Dentro do partido não há problema. Na minha eleição (a presidente do diretório), recebi 50 votos e apenas um foi contrário, o Espanhol (José Antonio Acemel). O Espanhol hoje está conosco, todos engajados na candidatura de Paulinho”, declarou Chehade, que disse também que José Mateus não consta na lista de filiados ao PSDB.

José Mateus diz que se filiou ao PSDB em 2011 – de fato, seu nome não aparece na listagem oficial da legenda junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), embora ele tenha até o fim de março para regularizar sua situação para concorrer ao pleito. Ele negou ser influenciado por lideranças do DEM e afirmou que sua pré-candidatura a prefeito pelo PSDB é por “não acreditar que, com Paulinho, as coisas vão melhorar”. “Precisamos de gente nova. Eu certamente apoiaria alguém em que acreditasse. Mas estou certo de que o Paulinho não é esse alguém.”

O empresário está na fase de coleta de assinaturas para registrar sua pré-candidatura ao Paço. Segundo Chehade, apenas por determinação da executiva estadual haverá prévias, uma vez que todo o rito de registro de projeto eleitoral foi cumprido junto ao diretório municipal. “Por aqui acabou o prazo. Apenas uma pessoa apresentou seu nome. Foi o Paulinho, que teve o nome aprovado.”

Nas fileiras democratas, a pré-candidatura de José Mateus movimentou o partido. Tanto que o empresário Silvio Cura, do ramo de construção civil e aliado declarado de Paulinho Serra, relatou à direção do DEM que quer ser candidato a prefeito pelo partido.

Cura está filiado ao DEM e faz parte do diretório municipal. Mas, nas redes sociais, não esconde sua predileção por Paulinho em detrimento de Picarelli. O empresário divulga reportagens sobre o tucano e entrevistas dadas pelo ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicas.

O presidente do DEM de Santo André, Fernando Marangoni, e Picarelli não retornaram aos contatos da equipe do Diário para comentar o assunto. Silvio Cura não foi localizado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;