Setecidades Titulo
FEI mostra invenções para crianças
Do Diário do Grande ABC
08/10/2010 | 07:36
Compartilhar notícia


Dois protótipos de veículos, o X-12 e um baja, projetados e desenvolvidos por estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), além do Aibo, um cachorro-robô desenvolvido pela Sony e utilizado como plataforma de pesquisa por alunos da instituição, estarão expostos no dia 12 de outubro, das 9h às 17h30, na Cidade da Criança, em São Bernardo, como parte das comemorações do Dia das Crianças.

Os visitantes poderão conhecer de perto o baja Zaya, veículo off road que conquistou o segundo lugar na Competição Sae Brasil-Petrobras, realizada este ano, e na competição mundial, promovida também em 2010, na Carolina do Sul, Estados Unidos.

A FEI é tricampeã mundial (2004, 2007 e 2008) na modalidade, e na competição brasileira, a FEI já conquistou o hexacampeonato (2001, 2002, 2005, 2007, 2009 e 2010) de bajas.

O Zaya possui tecnologia wireless (sem fio) para acompanhamento de dados, carenagem feita com material de garrafas PET reciclado e fibra de Curauá, planta da família do abacaxi originária do Pará, aplicada também na laminação do banco.

Com recurso wireless, o piloto pode obter em tempo real, numa tela de LCD acoplada ao volante, informações como carga de bateria, tempo do motor ligado, velocidade e rotação.

O outro protótipo que estará em exposição é o X-12, desenvolvido em 2002. O consumo do carro na época era de cerca de 400 km com apenas um litro de gasolina, graças a um sistema eletrônico planejado e fabricado na FEI. O sistema foi automatizado para permitir o seu funcionamento entre 0 e 45km/h, com um mínimo consumo.

A carroceria do X-12 é totalmente estrutural e dispensa o uso do chassi. As principais inovações do carro são as rodas orbitais e a posição do motor próximo à roda de tração, tecnologias que diminuíram o peso das peças de transmissão.

Com sensores de contato, câmera no focinho e um software de inteligência artificial, o cachorro-robô é capaz de reconhecer o rosto do dono, tirar fotos, procurar sua ‘base' quando sua bateria está acabando, e, principalmente, interagir com as pessoas por meio de comandos em inglês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;