D+ Titulo
Soletrando até a final
Do Diário do Grande ABC
04/04/2010 | 07:20
Compartilhar notícia
Divulgação


Soletre F-I-N-A-L. Dener Luiz Silva, 12 anos, de Santo André, está se empenhando para se dar bem na finalíssima do quadro Soletrando, do Caldeirão do Huck, da Globo, que vai ao ar no sábado (dia 10). Depois da primeira etapa, quando derrotou 75 candidatos do Estado de São Paulo, o estudante da EE Dr. Américo Brasiliense venceu os candidatos do Rio Grande do Sul e do Ceará e garantiu uma das três vagas.

Com um terço na mão, ele soletrou as palavras expurgo, motosserra, byroniano e enrubescer. É a primeira vez que um paulista chega à final, em quatro edições. "É uma honra representar meu Estado. Estar na final é uma alegria e grande responsabilidade", diz.

O segredo? O aluno da 7ª série revelou ao D+. "É preciso ter determinação, dedicação aos estudos, ler muito (uma de suas autoras preferidas é Raquel de Queiroz) e ter fé." Dener sempre curtiu as aulas de Português e, para se preparar para o programa, leu o dicionário e pediu à mãe para tomar a lição dele. "Também aprendi bem as novas regras." Para ele, as palavras mais fáceis de soletrar são as menores e as mais difíceis são as que possuem letras diferentes com o mesmo fonema (como chilique e xícara).

Quando não está estudando, Dener - que pretende seguir a carreira profissional de juiz - gosta de jogar videogame com o irmão, adora passear, navegar na internet e ler. O que ele vai fazer com o prêmio de R$ 100 mil? Uma das regras do programa é que seja investido nos estudos. "Todos nós temos capacidade, e é pelo estudo que se vence na vida", afirma o garoto.

ÓTIMO ALUNO
Dener arranca elogios de todos ao seu redor. "É um aluno excepcional. Ano passado, ganhou prata na Olimpíada de Matemática. Costuma ler muito e é calmo, disciplinado", diz Alice Marcelina Gaiarsa, diretora da EE Dr. Américo Brasiliense, que também ressalta o apoio e a união da família.

A escritora Thalita Rebouças, uma das avaliadoras do Soletrando, também ficou bem impressionada com o garoto. Ela confessa que, durante a gravação, fica muito nervosa porque torce para que ninguém erre. "A bolsa de R$ 100 mil é um prêmio e tanto, mas acho que o maior prêmio que esse programa dá é para o público, que aprende que estudar pode ser bacana e divertido. O Soletrando levanta o ibope da Língua Portuguesa e isso é maravilhoso."

Inscrições para 2011

Quer fazer como o Dener? Então peça para seu colégio participar do Soletrando 2011. As escolas públicas podem fazer inscrição até dia 17 pelo www.globo.com/caldeirao.

O representante deve ser indicado até 3 de julho. Para participar é preciso estar na quinta, sexta ou sétima série (sexto, sétimo ou oitavo ano) e ter de 11 a 16 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;