Economia Titulo
Metalúrgicos do ABC já fecharam acordos com 26 empresas
Do Diário OnLine
Com Agências
23/09/2004 | 23:48
Compartilhar notícia


Novos acordos foram fechados entre indústrias do ABC e o Sindicato dos Metalúrgicos da região. Ao todo, nove empresas procuraram o sindicato nesta quinta-feira.

Até agora, representantes de 26 empresas dos grupos 9 e 10 da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que juntas têm mais de 4,5 mil trabalhadores, assinaram a carta-compromisso que garante o pagamento de reajuste salarial de 9,57% a partir de 1º de setembro.

“Amanhã vamos aproveitar o dia para construir a negociação com a bancada da Fundição, consolidar acordos em andamento nas empresas dos grupos 9 e 10 que estão nos procurando e tentar restabelecer a conversa com os sindicatos patronais”, revelou o presidente do sindicato, José Lopez Feijóo.

Segundo Feijóo, será mantida a estratégia, aprovada em assembléia, de paralisação diária em determinados grupos de empresas. Para esta sexta, está prevista a paralisação de 800 metalúrgicos. A greve só será interrompida nas empresas que assinarem o acordo.

A pauta de reivindicações, entregue às bancadas patronais em 16 de julho, inclui antecipação da data-base de novembro para setembro, reposição integral da inflação do período mais aumento real de 4% e limite de horas extras. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC também reivindica o direito de fiscalizar as empresas (terceirizadas) que prestam serviços dentro das indústrias.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tem em sua base cerca de 106 mil trabalhadores de montadoras, empresas de autopeças, porcas, rebites, parafusos, funilaria, pintura, elétrico eletrônico, estamparia, forjaria, fundição, máquinas, entre outras. Este ano, a entidade já fechou acordos com as montadoras e as fabricantes de autopeças.

Do grupo 9, já firmaram a carta-compromisso as seguintes empresas: SHS, Metalúrgica Ática, Delta, Kenpak, SMS, Selmec, CM, Eika, de Diadema; Conexel, Makita, Panex, Exacta Master, Labortub, Cabomat, Zema Zelick, Evacon, Otis e Mark Grondfus de São Bernardo. Do grupo 10, comprometeram-se a atender as reivindicações dos metalúrgicos: Bonfio e Metalúrgica Ática e Metalúrgica Irene de Diadema; Usimatic, SEA, Prodemol e L. Fortunato, de São Bernardo; e, Gedel, de Santo André.

As indústrias do grupo 9 englobam trefilação e laminação de metais ferrosos; máquinas; aparelhos elétricos; eletrônicos e similares; refrigeração; e esquadrias. Já o grupo 10 é integrado por indústrias de lâmpadas; rolhas metálicas; aparelhos elétricos de iluminação; e artefatos de ferro.

Adesão - A Pirelli Cabo e a Metalúrgica Irene aderiram nesta quinta-feira à greve dos metalúrgicos do ABC.

Em Diadema, as paralisações foram suspensas porque algumas empresas entraram em acordo com os trabalhadores e outras se comprometeram a assinar a carta-compromisso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;