Política Titulo Maioria legislativa
Oposição na Câmara não preocupa Luiz Marinho

Prefeito diz que bloco, que retoma trabalhos amanhã, pode
deitar e rolar, mas sem atrapalhar autonomia do Legislativo

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
31/01/2012 | 07:56
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), dá sinais de que não está preocupado com a oposição a seu governo na Câmara, que retoma os trabalhos amanhã.

Para reforçar a tranquilidade que a maioria governista no Legislativo lhe confere, o chefe do Executivo alfinetou o vereador Admir Ferro (PSDB), principal figura da oposição na Casa. "O Admir pode deitar, rolar, dar parecer contrário para ser derrubado no plenário. Não importa como a oposição vai se posicionar, a única coisa que não pode é a minoria impedir que a maioria trabalhe", disse o prefeito.

Dos 21 parlamentares, dez estão na bancada de sustentação, formada por PT, DEM, PSD e PTB. Marinho conta ainda com o apoio ocasional de PSB e PMDB, siglas cotadas para estarem na base de apoio ao petista em seu projeto de reeleição.

Marinho alegou que respeita a independência da Casa, e garantiu não interferir nas decisões locais. "Os vereadores têm autonomia. Ano passado, eles postergaram alguns projetos para depois votar tudo de uma vez. Se essa é a técnica da Câmara, eu tenho que aceitar. Não posso ficar reclamando."

Em 2010, a votação do financiamento de R$ 323,3 milhões em contrapartidas do município para obras do Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, estendeu os trabalhos do Legislativo até 27 de dezembro. Ano passado, o Plano Diretor levou 63 dias para ser votado, após intenso debate entre governo e oposição.

SEM OBRIGAÇÃO
Admir Ferro rebateu as críticas de Marinho. "Não me preocupo com isso. Ele reduziu a oposição a um nome. Não somos a maioria, mas não temos a obrigação de votar o que o prefeito mandou", disparou.

Segundo ele, a atuação dos oposicionistas é rejeitar o que é ruim para a cidade, apoiar o que for bom e denunciar o que está errado. "Já contribuímos com muitos projetos encaminhados."

Além de Ferro, a bancada oposicionista é formada pelos parlamentares Juarez Tudo Azul (PSDB) e o presidente da Casa, Hiroyuki Minami (PSDB), que não vota nos projetos em tramitação.

Embora os parlamentares Vandir Mognon (PSB), Marcelo Lima e Estevão Camolesi (ambos do PPS) se posicionem contrários ao governo na maioria das vezes, apenas os tucanos se declaram opositores de Marinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;