Automóveis Titulo
Celta 2003 está mais esperto
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
20/08/2002 | 18:56
Compartilhar notícia


Devido à acirrada concorrência no segmento dos carros populares, a General Motors diversificou a linha 2003 do Celta ao lançar uma nova versão de cinco portas e um propulsor de maior potência máxima.

Na época de seu lançamento, em setembro de 2000, o Celta na versão três portas chegou ao mercado com o intuito de aumentar o fôlego da montadora no segmento de carros compactos populares. E para diferenciar o veículo dos demais concorrentes, a General Motors resolveu investir na comercialização pela Internet, e deste modo proporcionar maior liberdade na hora da compra e na escolha de acessórios. A estratégia funcionou, pois hoje a Web é responsável por 80% do volume de vendas do modelo.

Em julho último, quando a linha 2003 foi lançada, o modelo cinco portas era vendido na Web por R$ 15.990 e o de três portas, por R$ 14.870. Com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), os preços baixaram para R$ 15.850 (cinco portas) e R$ 14.730 (três portas). Quem preferir comprar o Celta na concessionária terá de desembolsar mais pelo veículo. O modelo três portas sai por R$ 15.680, enquanto o de cinco portas custa R$ 16.860.

O caçula da GM foi testado pelo Diário, em percurso de cerca de 750 km, na cidade e na estrada que liga São Paulo ao município de Campos do Jordão. A nova linha Celta 2003 ganhou o novo motor 1.0 litro de 8 válvulas VHC (Very High Compression), com potência máxima de 70 cv a 6,4 mil rpm. Segundo a GM, a nova tecnologia VHC introduz um novo conceito de queima do combustível dentro dos cilindros, alcançando uma taxa de compressão de 12,6:1, o que possibilitou ganho de rendimento do motor.

Na cidade, a nova motorização – com 10 cv a mais em relação ao propulsor utilizado na linha 2002 (60 cv) – fez diferença no carro, proporcionando maior agilidade nas manobras em geral. Segundo a montadora, o novo motor, proporciona ganho de potência em torno de 17% e economia de combustível de 5% a 6% no trânsito urbano. A aceleração de zero a 100 km/h é obtida em 13,1 segundos (três portas) e 13,5 segundos (cinco portas) contra 15,5 segundos do Celta 2002.

Na estrada também foi possível notar o aumento da curva de torque, que subiu de 8,3 kgfm para 8,8 kgfm, o que melhorou as arrancadas e retomadas. Porém, nas subidas da serra de Campos do Jordão foi preciso acelerar forte para não deixar o ritmo do carro cair.

Outra melhoria no Celta 2003 remete à nova transmissão denominada WRGS (Wide Ratio Gear Set) que dá prioridade às 1ª, 2ª e 3ª marchas com relações mais reduzidas, enquanto na 4ª e 5ª marchas foram mantidas as relações um pouco mais longas, gerando precisão nas trocas de marchas.

Para dar maior equilíbrio ao veículo foi mudada a calibragem da suspensão e dos amortecedores, o que resultou em maior estabilidade em manobras realizadas em curvas.

A nova versão de cinco portas, com certeza traz para o consumidor maior funcionalidade com o acesso mais fácil ao banco traseiro. Externamente não ocorreram mudanças no design e a GM manteve as principais características de estilo do veículo. Produzido no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (RS), o novo Celta cinco portas passa a competir com concorrentes como Gol Geração III, Palio Fire e Fiesta Street.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;