Economia Titulo Desenvolvimento econômico
Rafael Marques irá integrar o ‘Conselhão’ de Dilma
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
21/01/2016 | 07:19
Compartilhar notícia


O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, irá integrar o CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) da presidente Dilma Rousseff (PT), o chamado ‘Conselhão’. A posse do sindicalista e de outros 89 integrantes ocorrerá em Brasília, no dia 28.

Alguns nomes que participaram da formação do ‘Conselhão’ em 2015 devem ser mantidos neste ano, como os dos empresários Jorge Gerdau e Luiza Helena Trajano, além do banqueiro Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco. O ator Wagner Moura, que concorreu ao Globo de Ouro pela sua participação na série Narcos, também foi convidado pela presidente.

“Minha prioridade é levar ao conselho o debate sobre a recuperação da economia e as oportunidades que as exportações estão nos trazendo. Um dos pontos fundamentais para essa discussão é a inovação. Para isso, é preciso ter organismos voltados ao fomento”, comenta Marques.

Apesar de enaltecer o papel do colegiado na busca de soluções para a economia brasileira, o sindicalista cobra que as reuniões aconteçam com maior periodicidade. Segundo a página do CDES na internet, a última reunião ordinária do grupo aconteceu em junho de 2014. “O ideal é que tenha, no mínimo, um encontro por mês. A Dilma prometeu diálogo em 2014 e passou 2015 sem exercê-lo da maneira mais ampla. Tomara que em 2016, com o ‘Conselhão’ sendo reeditado, isso seja retomado.”

O CDES foi criado em 2003 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo do órgão é “assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes específicas, e apreciar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;