Automóveis Titulo
Estacionar pode ser bem fácil
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
22/12/2010 | 07:27
Compartilhar notícia




Para quem tem dificuldades na hora de estacionar, 2010 foi um ano positivo. Volkswagen, Audi e Mercedes-Benz passaram a oferecer produtos com sistemas que auxiliam nas manobras de estacionamento, evitando o entra e sai em vagas mais apertadas.

O utilitário esportivo Volkswagen Tiguan oferece o Park Assist desde janeiro. O equipamento encarece o SUV, que custa R$ 99.990, em R$ 3.765.

‘Diário' avaliou o equipamento e aprovou o sistema. A operação é bastante simples: quando o motorista encontra um espaço para parar junto à calçada, só precisa acionar o botão de comando do sistema, localizado no console central do veículo, antes de passar pela vaga.

Um sensor posicionado na lateral do para-choque dianteiro verifica se o espaço é suficiente para o tamanho do Tiguan, enquanto o condutor posiciona o carro à frente, para iniciar a manobra.

O espaço disponível é mostrado no ‘display' do quadro de instrumentos por meio de três retângulos, representando os dois carros já estacionados e o espaço entre eles. Se a vaga tiver tamanho suficiente para que o Tiguan estacione lá, basta acionar a ré e tirar as mãos do volante. A partir daí, o único trabalho do motorista é controlar a velocidade de manobra pelo pedal do freio, enquanto o Park Assist se encarrega de virar o volante na direção e na medida exatas para acomodar o carro.

Em vagas mais apertadas, o motorista pode precisar movimentar o carro para frente, posicionando a alavanca de câmbio em ‘Drive' (D), o que é indicado no ‘display'. O Park Assist continuará no comando do volante até que o carro esteja corretamente estacionado. Para manter a segurança, o sistema é automaticamente desligado caso o motorista force o volante durante a manobra de estacionamento.

O Tiguan equipado com Park Assist dispõe de câmera traseira, que transmite imagens para a tela do rádio. Quando o carro dá ré, duas linhas amarelas são projetadas sobre a imagem exibida, mostrando a direção em que ele está recuando. Este recurso ajuda o motorista a estacionar em vagas perpendiculares. Quando o espaço disponível é sinalizado por linhas pintadas no asfalto, fica ainda mais fácil: basta alinhar as linhas amarelas com as existentes no local.

Esse sistema é exatamente o mesmo que equipa de série o Audi A3 Sportback Ambition, com preço de R$ 136 mil, também avaliado pelo ‘Diário', com a diferença de que não há câmera de ré.


CLASSE B - O sistema da Mercedes-Benz, que testamos no Classe B Comfort, usa sensores de ultrassom no para-choque dianteiro que localizam vagas para estacionar com, no mínimo, 1,3 metro a mais de espaço livre em relação ao comprimento do carro.

O motorista não aciona nenhuma tecla. Com velocidade até 30 km/h em primeira marcha, a assistência mostra no ‘display' do painel o símbolo P e uma seta de direção indicativa de vaga com as dimensões adequadas. A manobra começa quando o motorista posiciona o automóvel adiante da vaga e aciona a marcha à ré. Depois disso, basta que ele acelere ou freie, deixando que o sistema se encarregue de girar o volante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;