Economia Titulo
Argentina confirma caso de febre aftosa
Do Diário OnLine
Com agências
08/02/2006 | 19:46
Compartilhar notícia


A Argentina — terceiro exportador mundial de carne bovina — confirmou nesta quarta-feira um caso de febre aftosa em uma propriedade na província de Corrientes, perto da fronteira com o Paraguai e o Brasil. A informação foi divulgada pelo Senasa (Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentícia da Argentina).

A Senasa recebeu a denúncia na sexta-feira de um veterinário particular da propriedade que constatou sintomas da doença nos animais, o que foi confirmado nesta quarta-feira por amostras coletadas no fim de semana.

O Ministério da Agricultura decidiu fechar parcialmente, a partir desta quinta, a fronteira com a Argentina para importação de carne e derivados e também para o trânsito de animais originários de áreas próximas à cidade de San Luis del Palmar. Os governos do Uruguai e Chile proibiram já nesta quarta a entrada dos produtos.

A Argentina barrou as importações de carne bovina do Brasil no ano passado, devido à constatação de casos de aftosa em Mato Grosso do Sul e no Paraná. O país também suspendeu as importações de animais, carnes e subprodutos bovinos frescos suscetíveis à doença oriundos de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo a Senasa, há a possibilidade de cerca de 3 mil animais estarem infectados pela doença na região. A idade dos bois contaminados é de 18 a 24 meses. O laboratório do serviço informou que o vírus da aftosa encontrado nos animais é de tipo O.

Conforme estabelece o Plano Nacional de Controle de Aftosa, as autoridades montaram um cordão de isolamento de 20 km de raio e adotaram medidas de segurança para países vizinhos.

A Argentina havia recuperado o status de país livre da febre aftosa com vacinação em janeiro de 2005, depois de tê-lo perdido pela descoberta de um caso em Salta (norte do país).

Com isso, o setor se recuperava com a abertura de novos mercados e pela demanda dos clientes que haviam deixado de comprar no Brasil por causa de um foco da doença identificado recentemente em alguns estados, entre eles no Mato Grosso do Sul.

Em 2005, a Argentina exportou cerca de 600 mil toneladas, o equivalente a ingressos de US$ 1,39 bilhão.

A aftosa é um vírus altamente contagioso que atinge somente animais. Sua gravidade está nos prejuízos econômicos que causa, já que reduz o rendimento e a capacidade de reprodução do gado. Por este motivo, o mercado internacional rejeita qualquer produto derivado de carne proveniente de regiões afetadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;