Internacional Titulo
Juiz autoriza mulher virar homem pela primeira vez na Argentina
Da AFP
22/04/2005 | 18:29
Compartilhar notícia


Em uma decisão inédita na Argentina, um juiz da cidade de Mar de Plata (400 km ao sul) autorizou uma mulher de 51 anos a mudar de sexo e virar homem, informou nesta sexta-feira uma fonte judicial. A mulher se submeterá gratuitamente à operação no Hospital Público Gutiérrez da cidade de La Plata (62 km ao sul). A cirurgia será realizada em duas etapas: a extração das duas mamas e do aparelho reprodutor feminino, além da implantação de testículos e de uma prótese peniana de silicone, que varia de US$ 2.000 a US$ 8.000, explicou César Fidalgo, chefe da equipe médica que fará a operação.

A mulher, cujo nome foi mantido em sigilo por questões legais, conseguiu a autorização onze meses depois de apresentar um processo para o juiz de Mar del Plata, Juan Manuel Fernández Daguerre. O Justiça determinou que a demandante seja submetida "às intervenções cirúrgicas que forem necessárias" para adequar seus órgãos genitais femininos para o gênero masculino. "Resultaria discriminatório, lesivo para a autonomia individual, a dignidade pessoal, a vida privada e a identidade sexual não permitir que se pratiquem sobre a demandante as intervenções cirúrgicas necessárias para proceder à sua orientação sexual", determinou o veredicto, publicado nesta sexta-feira pelo jornal 'Clarín'.

Aos 25 anos, a mulher abandonou sua aparência feminina, foi viver com uma jovem e adotou um nome de homem. Na discussão judicial, várias testemunhas afirmaram que ela sofreu problemas de "discriminação" por seu aspecto físico. Seu advogado, Fernando López, confirmou que "os problemas não tinham solução de continuidade, por isso apresentamos o amparo" e destacou que o propósito era de que "se modificasse o aspecto legal, mas também o físico". "Agora poderá realizar seu projeto existencial. Seu desejo é se casar e ser pai de família", disse o advogado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;