Política Titulo
Alvaro Dias pede pressa em julgamento de Dirceu
Da Agência Senado
24/11/2005 | 21:00
Compartilhar notícia


O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) fez um apelo aos parlamentares da Câmara para que agilizem o andamento do processo contra o deputado José Dirceu (PT-SP) no Conselho de Ética da Casa. O parlamentar tucano disse temer que a decisão do julgamento de mandado de segurança impetrado por Dirceu no STF (Supremo Tribunal Federal), em andamento, impeça o cumprimento do processo disciplinar que poderá culminar na perda do mandato do deputado.

Até à tarde desta quinta-feira, o resultado do julgamento do mandado permanecia empatado (cinco votos a cinco) na votação plenária do STF. O fim do julgamento depende do voto de desempate do ministro Sepúlveda Pertence, que está doente. Alvaro Dias disse acreditar que o último voto será contra o deferimento da liminar que suspende o processo e "a favor da sociedade brasileira".

Alvaro Dias lembrou que o papel do Judiciário para se pronunciar sobre o caso se dará, quando acionado pelo Ministério Público, em caso de indiciamento do deputado pelo relatório final da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Correios. "Neste momento, não cabe ao poder Judiciário fazer julgamento, uma vez que o processo é por quebra de decoro parlamentar, prerrogativa e dever do Legislativo, imposto pelas normas que ele próprio estabeleceu", disse o senador.

O senador pelo Paraná também criticou recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em que teria afirmado que a CPMI do Mensalão acabou e não conseguiu apresentar provas da existência do suposto esquema de pagamento de propina aos parlamentares. Ele classificou a CPMI do Mensalão como uma "armação" do governo e lembrou que a CPMI dos Correios já apresentou relatório parcial, recomendando a abertura de processo de perda de mandato de 18 congressistas, em virtude do recebimento de dinheiro indevido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;