O engenheiro naval e vice-almirante (aposentado) Othon Luiz Pinheiro da Silva disse à imprensa que o mais difícil será explicar como é possível que as válvulas hidráulicas tenham falhado quando o submarino estava preso a um molhe, sem estar em funcionamento.
``Quando o submarino está em atividade, as válvulas sao abertas e fechadas o tempo todo. Isto quer dizer que está mais exposto a esse tipo de coisa. Mas nao pode ocorrer em um cais. Alguém cometeu um erro. Nao sei ainda qual, mas algo está errado', disse o vice-almirante.
Para o professor de Estruturas Oceânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Segen Estefen, um acidente dessa natureza, em que um submarino amarrado a um molhe acaba no fundo do mar, nao pode ser atribuído somente a problemas mecânicos.
``Um acidente como este é causado, geralmente, por uma mistura de falhas mecânicas e humanas. Pode ter ocorrido uma falha em uma válvula que impedia a entrada da água e depois uma falha humana na operaçao de emergência para evitar o afundamento', disse o especialista.
O mais importante pesquisador brasileiro sobre submarinos, o capitao (aposentado) da Marinha Eudes de Orleans e Bragança, destacou a necessidade de trazer de volta à superfície o submarino para analisar o que aconteceu, mas também admitiu uma falha humana.
``É muito cedo para especular sobre as causas do acidente, mas com toda certeza houve uma falha humana. O naufrágio poderia ter sido evitado injetando-se ar comprimido nas câmaras', lembrou.
A Marinha brasileira preferiu manter silêncio sobre o ocorrido, à espera do fim das investigaçoes, que deverao demorar pelo menos 40 dias.
Na tarde de terça-feira, a Marinha se limitou a repetir que nove marinheiros estavam de guarda no submarino na noite de Natal, desmentindo insistentes versoes de que a tripulaçao estava em terra em uma festa de confraternizaçao.
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