D+ Titulo
Rolê do skate
Por Marcela Munhoz
21/02/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Que graça pode ter um pedaço de madeira com quatro rodinhas? Para quem anda de skate, toda a graça do mundo! E não são poucos. No Estado de São Paulo, só perdem para os que jogam futebol. Segundo pesquisa da Secretaria da Juventude de São Paulo, é o segundo esporte mais praticado por jovens no Estado. De acordo com o IBGE, 3 milhões e 200 mil domicílios brasileiros têm pelo menos um skatista.

Adrenalina e liberdade são as duas sensações que mais atraem os skatistas a dar um rolê por aí. "É muito bom colocar o skate debaixo do braço e, simplesmente, andar. Só depende de você", garante Gabriel Navarro, 15 anos, de São Paulo. O garoto costuma dar uma passada nas pistas do Grande ABC, mas gosta de alternar os pisos. "Estar sempre em um lugar diferente é legal", concorda Clóvis Melato, 14, de Santo André.

Gabriel se identificou tanto com esta galera que formou uma banda. "O skate não é só esporte. Tem os amigos, o estilo de se vestir, a música", explica Pedro Henrique de Oliveira, 14, que faz parte da banda Diarréia Crônica Skate Punk (tem comunidade no Orkut), que também dá nome ao grupo com mais de 50 skatistas.

Thomaz Lessmann, 12, de São Paulo, e Alberto Tammehain, 13, de Lorena, se conheceram por causa do skate. Agora um ajuda o outro. "O Alberto sempre fica na minha casa, e a gente vai andar juntos e procurar picos legais", conta Thomaz. Além da prática diária, Felipe Raposa, 14, de São Caetano, costuma caçar vídeos na internet para aprender mais manobras. "Tento repetir."

Qual o segredo para ser fera? Sandro Dias, o Mineirinho, dá a dica: "Precisa dedicação, paciência, responsabilidade, atitude, disciplina e carinho pelo que faz", enumera o campeão, que começou a andar na garagem do prédio, em Santo André, quando tinha 11 anos.

Apesar de todo skatista dar uma ralada de vez em quando, não dá para vacilar. Tem de imitar o comportamento de quem está nas pistas, onde os equipamentos de segurança são obrigatórios. "Precisa usar capacete, joelheira e cotoveleira. Temos de aprender a cair também", ensina Mineirinho. Melhor usar do que ficar meses de molho por causa de uma fratura, não?

As melhores pistas

De acordo com Edson Scander, vice-presidente da Confederação Brasileira de Skate, há 1.250 pistas no Brasil. A melhor, segundo ele e Mineirinho, é a do Cittá Di Maróstica. A maioria ofecere cursos. Confira:

- Parque Cittá Di Maróstica, em São Bernardo (Rua Faria Lima, em frente ao Paço,tel.: 4125-9045) - As inscrições para as oficinas começam amanhã (22) e vão até sexta (26). Precisa ter a partir de 14 anos. Grátis.

- Estação Jovem, em São Caetano (Rua Serafim Constantino, piso superior do Terminal Rodoviário, tel.: 4226-5518) - Estão abertas as incrições para as oficinas. Há turmas de meninas e de meninos. Precisa ter a partir de 13 anos. Grátis.

- Skatepark da Tent Beach, em Santo André (Avenida Ramiro Colleoni, 250, tel.: 4994-4364) - Lá tem oficinas para quem tem a partir de 8 anos. Custa R$ 10 por aula.

Menina também manda bem

As pistas também estão cheias de meninas que curtem skate. "É estranho estar num ambiente só de meninos, mas eles têm de se acostumar. Temos os mesmos direitos", afirma Renata Menezes, 14. Para não fazer feio, ela e a amiga Amanda Ananda Sgaravatti, 15, participaram de oficinas na Estação Jovem de São Caetano. "Tem de ter paciência e coragem para tentar as manobras, mas é legal", fala Ananda

De olho nessa turma, o site www.skateparameninas.com.br dá dicas para a mulherada. Criado em 2002, tira dúvidas e divulga a modalidade. A autora da ideia, Evelyn Leine, 24, começou como um trabalho de escola e não parou. "Hoje, ajudamos a organizar um dos maiores campeonatos feminino do Brasil", conta. Ela só queria ter mais tempo para andar de skate por aí.

Profissa dá as dicas

Não sabe por onde começar? Primeiro compre um skate. Pode optar pelo modelo pronto ou montar o seu. O shape (base) é fundamental. Na hora de escolher, suba e force o pé no nose (frente) e no tail (trás) para sentir se a madeira é resistente. Quanto mais curvo, melhor é para as manobras de giro. Para cada modalidade, há um específico. Quem faz street (rua) usa os estreitos; na pista, os preferidos são os leves.

Também é preciso escolher bem as rodinhas. Quanto menor a numeração, mais macia é. A mais usada, é a 100A. As menores são mais velozes. No início, é melhor escolher as maiores. Quem não sabe montar o skate, pode pedir ajuda ao vendedor da loja.

Já é craque e quer se profissionalizar? Vanderlei Faria de Oliveira Jr, 22 anos, o Arame, de Santo André, dá a dica: "Fui crescendo e passando por várias categorias, sem pressa". Ele começou a ganhar campeonatos, patrocinadores, dar entrevistas e fazer vídeos. "Mandei para a Confederação Brasileira, que me avaliou e virei profissional."

Arame aconselha a procurar uma escolinha para aprender o básico. "Não pode esquecer de estudar também e, claro, se divertir. Senão, não tem sentido."

Quer saber mais?

- ASSISTA Paranoid Park (2007), aventura sobre Alex, skatista de 16 anos, que se envolve acidentalmente em um crime. Os Reis de Dogtown (2005) mostra como um grupo de amigos leva os movimentos do surfe para o skate. Dogtown e Zboys - Onde Tudo Começou (2001) apresenta o esporte no início dos anos 1970. Deck Dogz - Feras Do Skate (1995) traz como atração o campeão Tony Hawk.

- ACESSE www.campeonatosdeskate.com.br (blog muito legal e atualizado); www.cbsk.com.br (confederação brasileira da modalidade); www.cemporcentoskate.uol.com.br (portal completo do esporte)

- CONFIRA neste sábado (27), a partir das 15h, o Game of Skate, campeonato no Parque da Juventude Ana Brandão (Avenida Capitão Mário Toledo, Vila Pires), em Santo André. Pode participar quem tem a partir de 10 anos. A inscrição é feita na hora e custa R$ 2, além da doação de 1 kg de alimento. O craque Arame é um dos juízes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;