Turismo Titulo
Analândia revela paisagens de natureza pura
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
29/10/2003 | 19:26
Compartilhar notícia


A pequena estância climática de Analândia, localizada a 225 km de São Paulo, vem surgindo como uma nova opção para os amantes da natureza. Com diversos monumentos naturais, o município é muito freqüentado por praticantes de escaladas, rapel, tirolesa, montain bike e caminhadas.

Com um incontável número de pequenas nascentes, como os córregos do Veado, do Retiro, Olaria e Santa Terezinha, entre outros, a cidade reserva diversas surpresas a quem a visita. Berço do rio Corumbataí, Analândia oferece muitas quedas d’água, entre elas as cachoeiras da Bocaina, do Canyon do Feijão e da Pedra Vermelha, além do Salto Major Levy, Saltinho, Grande Canyon Bocaina e o Recanto da Saúde.

O Salto Major Levy, localizado na entrada da cidade, é considerado o cartão de visita de Analândia. Com uma queda d’água de 25 m de altura, o local é ideal para o visitante ter idéia do que vai encontrar na cidade. Logo acima outra queda d’água, o Saltinho, encanta os observadores. No local existe um restaurante com toda infra-estrutura e uma área para observação. A cachoeira da Bocaina, no entanto, é a que tem maior queda d’água, com 45 m de altura. Localizada próxima a Analândia, com acesso por estrada de terra, suas águas formam uma grande piscina natural e está imersa no meio da mata. Para chegar ao pé da cachoeira, o visitante vai ter de percorrer uma trilha de 15 minutos.

O Grande Canyon da Bocaina, localizado na cachoeira da Bocaina, possui paredes verticais de arenito. O turista, com tempo, poderá localizar pinturas rupestres nestes paredões. A cachoeira do Canyon do Feijão é a que tem o acesso mais difícil. Para chegar até o local, o turista terá de percorrer o cânion, junto às paredes rochosas do lado direito, para então entrar em uma trilha na mata e chegar à cachoeira. Sua queda, porém, tem cerca de 30 m de altura e a água cai sem tocar a rocha, formando um gigantesco chuveiro.

Outro ponto que merece visita é a cachoeira da Pedra Vermelha. Para chegar ao local, o turista terá de caminhar pelo meio da mata. A cachoeira fica no fundo do cânion da Fazenda Pedra Vermelha. O Recanto da Saúde, conhecido também como parque da Caixa d’Água, oferece infra-estrutura com piscina, lago, quadras de areia, restaurante e churrasqueiras.

Mas não é só as águas que encantam os turistas de Analândia. A Pedra do Cuscuzeiro, considerada o cartão-postal da cidade, é uma montanha que se impõe por trás da área urbana. Trata-se de uma elevação rochosa em forma de um enorme cuscuz, que deu o primeiro nome ao município. O acesso ao seu cume só pode ser feito por meio de escaladas com equipamentos, por isso é muito procurada por alpinistas amadores e profissionais.

O Morro do Camelo é uma elevação rochosa que lembra um camelo deitado, devido às duas corcovas. Seu topo é atingido por meio de trilhas. Lá do alto, em dias claros, é possível avistar cidades vizinhas, como Corumbataí e Rio Claro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;