Política Titulo
Definição sobre voto ilegal em São Bernardo sai em 20 dias
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
03/09/2009 | 07:56
Compartilhar notícia


A decisão sobre a apuração ou não do polêmico voto fantasma, ocorrido há 15 dias na Câmara de São Bernardo, será tomada pelo presidente da Casa, Otávio Manente (PPS), somente no fim deste mês.

O líder do Legislativo foi pressionado na semana passada pela bancada de oposição a se posicionar ontem acerca do episódio. Entretanto, o popular-socialista recebeu o processo interno da diretoria geral nesta semana e o enviou para a assessoria jurídica avaliar quais alternativas diante do caso.

"O pessoal está muito sobrecarregado, existe muito serviço neste momento, e me pediram 20 dias para apresentar um relatório sobre as possibilidades que tenho à disposição. Por isso só tomaremos uma decisão em três semanas", discorreu Manente.

Os vereadores contrários à gestão do prefeito Luiz Marinho (PT) reuniram a imprensa na última semana para dizer que tomariam "outras providências" se o presidente da Câmara não anunciasse uma atitude até ontem.

Sem assumirem o recuo, os parlamentares do PSB, PMDB e PSDB aceitaram a condição imposta por Manente. "Um acordo sai mais barato do que brigar", afirmou o tucano Admir Ferro.

A LOM (Lei Orgânica do Município) e o Regimento Interno não estipulam prazo para a decisão, tampouco versam sobre os procedimentos a serem adotados caso a investigação seja instaurada.

"O entendimento da Casa é de que não se trata de um processo legislativo e sim de uma conduta interna. Por isso não há limite de tempo para deliberações. Mas uma data firmada pelo presidente é importante para delimitarmos um período para o processo", avaliou o peemedebista Tunico Vieira.

A preocupação do bloco oposicionista está em torno da possível morosidade na conduta a ser adotada no Legislativo, o que pode esfriar o caso e os culpados saírem impunes.

Episódio -Na sessão do dia 19, nove vereadores aptos a votar estavam no plenário. No momento da votação de um adiamento apareceram dez registros no painel eletrônico. Marcelo Lima (PPS) é suspeito de ter apertado o botão no lugar de Estevão Camolesi, que estava ausente. Há fotos que mostram o parlamentar inclinado sobre a mesa do colega. O popular-socialista negou ter cometido a ação. Uma semana depois, em seu primeiro pronunciamento oficial sobre o caso, não confirmou nem rechaçou a atitude.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;