Internacional Titulo
Chanceler iraquiano chama Bush de ignorante e diabólico
Do Diário OnLine
18/03/2003 | 15:37
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Exteriores do Iraque, Naji Sabri, fez duras críticas ao presidente norte-americano, George W. Bush, e ao premiê britânico, Tony Blair, ao reiterar, nesta terça-feira, que o ditador iraquiano Saddam Hussein não obedecerá ao ultimato dos EUA para que deixe o poder em 48 horas. Sabri chamou Bush de “ignorante”, “diabólico” e “perdedor”.

Sabri acusou Washington de impedir que os inspetores de armas da ONU prosseguissem com o trabalho de desarmamento e disse que Bush e Blair tentam usar o Conselho de Segurança da ONU como “escritório para guerra”. “A comunidade internacional rejeitou essa campanha diabólica. Ele (Bush) tem uma mentalidade de colonizador. Bush e Blair deveriam abandonar seus postos e os americanos e britânicos deveriam escolher melhor seus líderes, não elegendo idiotas. A Espanha também”, disse o chanceler, em entrevista coletiva.

Segundo o ministro, o Iraque vinha cumprindo com todas as exigências da ONU. Destruiu suas armas em 1991 e permitiu que os inspetores entrassem no país à procura de atividades proibidas. Sabri disse que o governo Bush tentou manipular a ONU para punir o Iraque e dar continuidade à guerra do Golfo, mas o Conselho de Segurança rejeitou o “projeto para recolonizar o país”. “Enquanto continuarem com essa política de cowboy, não há como ter diplomacia. (Bush e Blair) São traidores e diabólicos, que usam a guerra como comércio para se beneficiarem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;