Economia Titulo
Comércio do Grande ABC já vive clima de Copa do Mundo
Por Leandro Cervantes
Do Diário do Grande ABC
26/03/2006 | 08:19
Compartilhar notícia


A Copa do Mundo da Alemanha já começou. Pelo menos nas lojas especializadas em artigos esportivos do Grande ABC. A 75 dias do início da competição, as cores verde e amarela dominam a decoração das vitrines e o clima dos negócios é de campeonato. Lojistas do setor na região estimam que as vendas de produtos relacionados à Seleção Brasileira cresceram entre 20% e 30% nos últimos 30 dias, aumentando em cerca de 10% o faturamento médio. E a expectativa é que os negócios melhorem ainda mais com a aproximação do maior torneio de futebol.

"Ano de copa é sempre bom, mas este promete ser melhor ainda por conta do favoritismo da Seleção Brasileira e pelo próprio uniforme que eles irão usar, a clássica camisa canarinho, que vende muito bem", afirma a gerente da loja Esportes Cassettari, de São Bernardo, Glaucia Cassettari. Ela diz ter percebido um avanço de aproximadamente 20% nas vendas dos produtos relacionados à copa nos últimos 20 dias. Segundo a comerciante, a melhora começou a ser notada após o dia 3 de março, data em que a Nike, patrocinadora oficial da seleção, lançou sua campanha mundial e colocou no mercado o novo modelo de camisa da equipe brasileira.

Nesse mesmo período, a loja A Esportiva, do Shopping ABC, em Santo André, também apontou expansão de cerca de 20% nas vendas dos produtos da chamada linha CBF, que inclui camisa e short oficiais da seleção, entre outros. Por conta da Copa, o gerente da loja, Evandro Marcus de Lima, estima um crescimento de aproximadamente 30% nas vendas para este semestre em comparação ao mesmo período do ano anterior. "Esse é um ano atípico para nosso segmento", afirma.

Especializada apenas em artigos para futebol, a loja Roxos e Doentes, no ABC Plaza Shopping, também em Santo André, diz ter percebido um salto de 30% no faturamento nos últimos 30 dias. "Nesse período vendemos quase  400 camisas oficiais e a expectativa é crescer 60% nas vendas entre abril e maio", afirma o gerente, Claudio Mathias.

Já a gerente da Centauro, no ABC Plaza Shopping, Lílian Marques, não faz estimativas, mas afirma que a Copa tem ajudado as vendas. "O movimento em geral ainda não está muito bom, mas a Copa já está começando a ajudar", diz. Segundo os lojistas ouvidos pelo Diário, o movimento em ano de Copa do Mundo costuma aumentar a partir de março e tem seu pico nos quarenta dias que antecedem o início das partidas da seleção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;