Cultura & Lazer Titulo
Na trilha do sertanejo
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
10/02/2011 | 07:05
Compartilhar notícia
Marcos Hermes/Divulgação


A música sertaneja vem sofrendo uma grande transformação nos últimos anos. A recente geração acabou por transformar o estilo em espetáculo que rivaliza com apresentações de representantes da música pop e do rock. Quem lidera a nova leva de cantores ‘caipiras' é a dupla Victor & Leo. Estourados em todo o País desde meados de 2006, os irmãos apresentam aos fãs toda a trajetória de sua carreira no DVD 'Victor & Leo - A História' (Sony Music, R$ 40 em média). O kit conta também com o CD 'Boa Sorte Pra Você', lançado em outubro.

O documentário analisa como mais uma dupla sertaneja conseguiu driblar as dificuldades típicas vividas por aqueles que sonham em viver da música e se tornaram dois dos principais artistas brasileiros da atualidade.

Mas o filme não serve apenas para homenagear os mineiros. O material surpreende por utilizar a história da música caipira para contextualizar o nascimento artístico da dupla. Com depoimentos de jornalistas e outros artistas, o DVD é oportunidade para se conhecer mais sobre as origens e modificações enfrentadas pelo ritmo típico do interior do Brasil.

O jornalista José Hamilton Ribeiro conta que parte dessa história foi iniciada quando os padres jesuítas utilizaram as violas para atrair os índios, que se uniam à música com seus bater de palmas e pés. O tempo fez com que uma outra viola (ou violão) fosse acrescentado às festas. Apesar de sua explicações, ele faz questão de afirmar que o sertanejo e as canções caipiras não são a mesma coisa. "Música sertaneja é o armário e a música caipira é uma gaveta", brinca Ribeiro ao fazer uma analogia.

Figuras como Tião Carreiro e Pardinho, Vieira e Vieirinha, Milionário e José Rico são citadas como referências de Victor e Leo, assim como Sérgio Reis e Leandro e Leonardo.

Algumas análises mais profundas que buscam explicar a popularidade do gênero são feitas pelo veterano cantor e compositor Renato Teixeira. Ele comenta desde a simplicidade do universo rural vivido por esses artistas até o surgimento de Chitãozinho e Xororó e a transformação das tímidas performances em grandes shows com banda, raios laser e fumaça artificial. Segundo Teixeira, o espetáculo trazido pela dupla impulsionou a profissionalização dos músicos dali em diante.

NOVA REFERÊNCIA
O boom ocorrido entre o fim dos anos 1980 e o início da década de 1990 se acalmou até Victor & Leo aparecerem. "Eles ouviram música brasileira de forma geral e fizeram algo que eles gostariam de ouvir", diz Teixeira.

Hoje, a dupla é referência para outras que querem fazer o que não existe nas rádios.Canções como 'Fada', 'Vida Boa', 'Borboletas', 'Estrela Cadente', 'Deus e Eu no Sertão', 'Não Mais' e 'Ao Vivo e Em Cores' começaram a surgir uma após a outra e o público - principalmente os jovens, responsáveis por rotular o som da nova geração de ‘sertanejo universitário' - a crítica começaram a elogiá-los.

É notável que o som que têm apresentado não é parecido com o estilo tradicional. "Aqueles garotos continuaram sertanejos, porém não poderia ser um sertanejo igual. Agora, eles têm o efeito das influências do que ouviam", explica Victor sobre o rumo de sua carreira. Eles citam Tina Turner, U2, Legião Urbana, Eagles, Alceu Valença, Zé Ramalho, B.B. King, Dire Straits como alguns de seus artistas preferidos.

Além da história, o DVD também traz bastidores das gravações do álbum 'Boa Sorte Pra Você', que foi registrado em reservado estúdio pessoal em fazenda em Uberlândia, em Minas Gerais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;