Política Titulo
Propinoduto: Justiça do RJ condena 22 envolvidos
Do Diário OnLine
31/10/2003 | 20:07
Compartilhar notícia


A Justiça do Rio de Janeiro condenou, nesta sexta-feira, 22 dos 23 acusados de participarem do escândalo do Propinoduto. Todos foram sentenciados pelo envio ilegal de US$ 33,4 milhões para bancos fora do país. O dinheiro seria proveniente de um esquema de cobrança de propina na Secretaria de Fazenda do Estado.

Apenas a auditora federal Márcia Rodrigues foi absolvida. As penas mais pesadas foram para os fiscais da Secretaria de Fazenda Carlos Eduardo Pereira Ramos e Rômulo Gonçalves. Cada um pegou 17 anos e seis meses de reclusão.

O ex-subsecretário de Administração Tributária do Estado Rodrigo Silveirinha Corrêa foi condenado a 15 anos de prisão. Os empresários Alexandre Martins e Reinaldo Pitta também foram sentenciados a 11 anos.

Na próxima segunda-feira, os advogados dos condenados prometeram entrar com um pedido de anulação das sentenças. Eles vão se basear no fato do juiz Lafredo Lisboa ter anunciado as condenações perante pessoas não autorizadas. Os advogados alegam também que as penas impostas foram reveladas antes que o livro oficial da Justiça Federal as publicasse.

Confira a condenação de cada envolvido:

Carlos Eduardo Pereira Ramos – 17 anos e seis meses
Rômulo Gonçalves - 17 anos e seis meses
Hélio Lucena - 17 anos
Rodrigo Silveirinha - 15 anos
Sérgio Lucena - 16 anos e seis meses
Júlio César Nogueira - 14 anos
Amaury Franklin Nogueira - 14 anos e seis meses
Marcos Antônio Bonfim - 14 anos e seis meses
Reinaldo Pitta – 11 anos
Alexandre Martins - 11 anos
Marlene Rozen - Oito anos
Herry Rosemberg – Nove anos
Ronaldo Adler - Nove anos
Romeu Michel Sufan e os cinco laranjas de Pitta e Martins - Cinco anos, cumprindo penas alternativas
Márcia Rodrigues da Rocha - Absolvida




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;