Esportes Titulo
Rivaldo vai estrear no Maracana com a camisa da Seleçao
Do Diário do Grande ABC
24/06/2000 | 15:10
Compartilhar notícia


Falta alguma coisa na carreira do melhor jogador do mundo. O pernambucano Rivaldo, ídolo da fanática torcida do Barcelona, consagrado primeiro no Palmeiras e depois nos gramados europeus, está convencido de que ainda nao conseguiu exibir todo o seu futebol com a camisa da Seleçao Brasileira. Mas acha que esse momento está chegando e nao poderia acontecer num cenário mais adequado do que o Maracana. O jogo de quarta-feira contra o Uruguai pode levar Rivaldo a conquistar de vez a confiança do torcedor brasileiro. ``Preciso fazer pela Seleçao uma apresentaçao que fique marcada para sempre. Como aconteceu, por exemplo, com o Romário e muitos jogadores no Maracana', disse o craque, que estreará no Maracana vestindo a amarelinha.

Rivaldo quer tornar esse desejo realidade na quarta-feira, mas chegou a temer por uma recepçao negativa do torcedor carioca, como declarou há cerca de um mês. Agora, porém, tem motivos para esperar por um final feliz, depois de uma semana apurando a forma na Granja Comary, em Teresópolis. ``Estou me sentindo bem fisicamente. Quero fazer um grande jogo para merecer o aplauso da torcida no Maracana. Só espero que o estádio esteja lotado.'

Rivaldo reconhece que sua participaçao na Seleçao tem sido irregular. Uma constataçao que às vezes faz de maneira ressentida, como nas ocasioes em que reclamou do fato de nao ter a simpatia da imprensa por ser nordestino. A verdade é que Rivaldo é o antimarketing em pessoa e nao se preocupa em mudar a imagem. ``Quero levar uma vida comum. Ninguém vai me ver exibindo carroes ou freqentando lugares da moda', costuma dizer. O técnico Wanderley Luxemburgo, o maior admirador do futebol de Rivaldo, diz que o temperamento contido do jogador realmente o atrapalha. ``Ele nao tem carisma. Isso dificulta sua aceitaçao pelo público. Mas é um craque fora-de-série e tem toda minha confiança', diz o técnico.

A desconfiança que cerca Rivaldo na Seleçao tem ainda outra explicaçao. O craque diz que ficou marcado pelo insucesso na Olimpíada de Atlanta, em 96, quando o Brasil perdeu para a Nigéria a chance de conquistar a tao sonhada e inédita medalha de ouro. ``Quando se fala em Rivaldo, logo lembram do fracasso de Atlanta. Nosso time tinha tudo para ganhar da Nigéria e perdemos no gol de ouro. Foi um jogo infeliz, até hoje nao me conformo', recorda.

Nao se conforma, mas diz que superou. Com o argumento de que já ganhou todos os títulos que disputou no Barcelona, onde tem a confiança dos torcedores, que o consideram ídolo e o tratam como tal. Rivaldo diz que essa é uma das causas de conseguir jogar muito melhor no seu clube do que na Seleçao. ``A cidade é espetacular e a torcida me adora. Eu me sinto mais confiante e com isso já decidi vários jogos importantes para o Barcelona', afirma.

O Barcelona, onde pretende continuar apesar da proposta milionária que tem do Lazio, da Itália, está dando a Rivaldo a confiança que faltava para perseguir dois objetivos pela Seleçao Brasileira. Por isso diz que vai disputar cada jogo das Eliminatórias como se fosse decisao. ``E é mesmo. O Wanderley já falou que cada vitória nas Eliminatórias nos deixa perto da classificaçao para a Copa do Mundo de 2002', diz.

Antes, em setembro, tem a Olimpíada de Sídnei. Rivaldo conta que está batalhando para conquistar uma das três vagas de jogadores com mais de 23 anos que disputarao a Olimpíada. ``Quero ajudar a ganhar a medalha de ouro.' O craque, porém, nao tem dúvida de que a consagraçao total só virá com a conquista do pentacampeonato mundial, que escapou na França, em 98.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;