Nacional Titulo
Padre Marcelo causa polêmica na CNBB
Do Diário do Grande ABC
25/04/1999 | 19:19
Compartilhar notícia


As açoes do padre Marcelo Rossi e sua influência sobre os católicos brasileiros continuam causando polêmicas no meio clerical. O assunto esteve presente no encontro nacional de bispos, encerrado na semana passada em Indaiatuba, no interior de Sao Paulo. Em sessoes privativas, às quais só os bispos têm acesso, ouviram-se restriçoes indiretas à maneira como Rossi e outros seguidores da Renovaçao Carismática celebram missas.

Também foram ventilados casos de indisposiçao entre grupos fiéis que convidam o padre para celebraçoes nas cidades onde vivem e o bispo local, que discorda. A uma certa altura das conversas, o bispo da Diocese de Santo Amaro, à qual o padre Marcelo está vinculado, levantou-se disse que nunca autorizará visitas dele a regioes onde os titulares diocesanos nao desejarem. "Os bispos podem me escrever, dizendo que nao estao de acordo, que a partir daí a resposta aos pedidos dos leigos será sempre negativa", disse d. Fernando Figueiredo.

A diocese é área na qual o bispo tem poderes quase totais, como se fosse o super governador de um Estado. Nenhum bispo pode interferir no trabalho do outro e eles só se reportam ao papa, em Roma. O que d. Fernando disse, portanto, serviu apenas para reforçar essas normas. Ele nao pôde dizer nada, porém, a respeito de uma outra queixa dos seus pares: a pregaçao do padre Marcelo por meio do rádio e da TV, que nao respeita limite diocesanos e neste domingo atinge quase todo o País.

Durante as sessoes privativas, em várias ocasioes foi sugerido que se estabeleçam normas litúrgicas mais rígidas para os cultos transmitidos por meio de emissoras católicas, como as televisoes Rede Vida e Cançao Nova. A assembléia episcopal, porém, preferiu nao se manifestar. Mesmo que o fizesse, sua açao seria limitada: os programas do padre Marcelo também sao transmitidos por emissoras sobre as quais a CNBB nao tem nenhum poder de influência.

Relatório - A questao também preocupa os padres. Num recente relatório sobre sua situaçao no Brasil e que foi apresentado em Indaiatuba, a Comissao Nacional de Presbíteros (CNP) manifestou "preocupaçao diante da programaçao da Rede Vida e da Cançao Nova". De acordo com o relatório, essas emissoras, ligadas principalmente à Renovaçao Carismática Católica, de inspiraçao neopentecostal, dao "excessivo destaque a um modelo de presbítero, apreentado pela mídia, que nao contempla a pluralidade da Igreja no Brasil e seus serviços ministeriais, com suas riquezas culturais e segmentos diversificados".

Outro temor é o de que o sucesso do padre Marcelo possa influenciar os seminaristas. De acordo com formadores de futuros padres, estaria surgindo um tipo de padre que é sobretudo um homem de mídia, com características de animadores de auditório e em busca de resultados imediatos: templos cheios, paróquias organizadas e com bom caixa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;