Nacional Titulo
Presos tentam fugir em massa da cadeia do Putim
Do Diário do Grande ABC
29/05/2000 | 16:00
Compartilhar notícia


A cadeia do Putim, responsável pela maior fuga do país ocorrida em junho do ano passado, voltou a registrar clima bastante tenso neste domingo. Uma tentativa de fuga coletiva alarmou a polícia na noite deste domingo e na manha desta segunda. Cerca de 300 presos de duas alas da prisao se rebelaram, conseguiram sair das celas, quebraram paredes do corredor e equipamentos de segurança. Os bombeiros foram chamados para apagar o incêndio provocado pela queima de colchoes e cobertores.

Os moradores do bairro vizinho à cadeia estao preocupados com a possibilidade de uma nova fuga em massa no local. Os carcereiros e vigias descobriram um plano de fuga de uma das alas do presídio, que abriga 150 detentos. Eles estavam munidos de facas feitas com sobras de ferro e de uma corda improvisada feita a partir de lençóis e vestimentas, denominada "teresa". A movimentaçao dos presos ocorreu entre às 18 e 22 horas, quando a situaçao foi dominada. Várias grades de proteçao foram arrancadas pelos amotinados, que tentavam chegar no pátio externo da cadeia.

A Polícia Militar foi acionada pela direçao do presídio. Mais de 100 homens entraram na cadeia fortemente armados e efetuaram 400 disparos com balas de borracha, além do lançamento de bombas de efeito moral para dispersar os rebelados. Apenas um preso ficou ferido na perna, porém sem gravidade e foi medicado no pronto-socorro da Vila Industrial. O efetivo da PM só deixou o prédio no meio da madrugada, depois de se certificar do total controle da situaçao.

Fuga - A cadeia tem atualmente 550 presos e, apesar de ser considerada de alta segurança, já registrou diversas grandes fugas. Inclusive a maior da história penitenciária brasileira, com 310 detentos saindo pelo portao principal do estabelecimento com ajuda de carcereiros. A direçao da cadeia suspendeu as visitas marcadas nesta semana e deu início as reformas necessárias. O prejuízo ainda nao foi calculado.

A segurança no local foi reforçada e haverá nas próximas horas uma operaçao "pente fino" no local, na procura de outras armas e instrumentos que seriam usados na tentativa de fuga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;